Pular para o conteúdo principal
Chapéu
O Sindicato é feito de pessoas

Antônio Romano: 'meu arrependimento foi ter abandonado o movimento em 2007’

Imagem Destaque
Antonio Romano de camisa verde, cabelos grisalhos, óculos e cavanhaque

Com grandes histórias sobre o tempo em que foi dirigente sindical, Antônio Romano concedeu entrevista para a memória da entidade como parte das comemorações pelos 100 anos Sindicato dos Bancários de São Paulo.

Ele é a personalidade do dia da série O Sindicato é feito de pessoas.

Durante a entrevista realizada no final de 2023, Antônio Romano falou sobre o trabalho que desenvolvia no Unibanco, da demissão e do reflexo do plano cruzado no salário dos trabalhadores. Romano ainda falou sobre a contratação pelo Itaú e da aproximação com o movimento sindical durante as greves da categoria.

Do convite para atuar no Sindicato, Romano relembra como era a rotina de trabalho, da mobilização nas ruas e dos contatos com outros sindicatos e movimentos sociais de São Paulo.

Antônio Romano falou ainda sobre as ideias para a criação dos personagens, das apresentações teatrais que lotavam as ruas do centro e da marca registrada deixada pelos bancários.

Antônio Romano fala que tinha como plano concluir a faculdade e finalizar a construção da casa, da origem pobre, do conhecimento sobre a condição de classe e do arrependimento de ter saído do Sindicato, em 2007.

Quer continuar assistindo?

Assista a íntegra da entrevista no canal do Sindicato no YouTube.

Assista também aos demais depoimentos da série O Sindicato é feito de pessoas.

E assista aos episódios da série História em Pílulas.

seja socio