Pular para o conteúdo principal
Chapéu
Menos 1,8 mil agências em 5 anos

Bradesco fechará mais 18 agências, e Sindicato cobra manutenção dos empregos

Imagem Destaque
Imagem composta pelo logo logo do Bradesco e uma foto de uma porta de agência fechada

Mesmo tendo apresentado lucro de R$ 16,3 bilhões em 2023, o Bradesco segue fechando agências bancárias pelo país. Somente nos municípios localizados na base de atuação do Sindicato dos Bancários de São Paulo, mais 18 unidades serão fechadas e incorporadas até o fim de março (veja aqui a relação das agências). De acordo com apurações, em abril outros locais também serão afetados.

Os bancários dessas unidades estão apreensivos por não saberem para onde serão realocados, e se permanecerão empregados.

Em reunião com o Bradesco, o Sindicato dos Bancários de São Paulo cobrou a realocação desses trabalhadores e a manutenção de todos os empregos. A entidade também está fazendo reuniões com os bancários das agências atingidas, e realizando um levantamento para onde serão realocados.

“Não bastam as inúmeras demissões que ocorrem mensalmente. O banco segue fechando agências. Com isto, ainda há o agravamento da reclamação dos clientes sobre a transferência de sua agência para outro local. A responsabilidade em gerenciar um banco deste porte não deve recair sobre os trabalhadores bancários, que são os pilares da sustentação de uma instituição financeira”, afirma Márcio Rodrigues, dirigente sindical e bancário do Bradesco.

Entre o último trimestre de 2019 e o último trimestre de 2023, o Bradesco fechou 1.783 agências e 703 postos de atendimento bancário, segundo dados dos demonstrativos financeiros do próprio banco.

“Com esta movimentação, o Bradesco ainda contribui para o desequilíbrio econômico regionalizado, pois o fechamento de uma agência também impacta nos empregos indiretos, como vigilantes, limpeza e manutenção, além de prejudicar o comércio local”, critica Márcio.

“O fechamento de agências ainda exclui grande parcela da população do atendimento bancário, sobretudo os mais idosos e as pessoas em situação de vulnerabilidade social, que não têm condições ou conhecimento para buscar atendimento pelos canais virtuais. Bancos são concessões públicas e têm a obrigação de prestar atendimento bancário a todos. Vamos seguir protestando a cada fechamento de agência, e continuar cobrando a manutenção de todos os empregos”, finaliza o dirigente.

Procure o Sindicato

Está com um problema no seu local de trabalho ou seu banco não está cumprindo o acordado? Acesse nosso Canal de Denúncias.

Central de Atendimento - você pode falar conosco via chat  ou solicitação via formulário ou whatsapp.

Redes Sociais - nossos canais no FacebookTwitter e Instagram estão abertos, compartilhando informações do Sindicato e de interesse da categoria bancária.

Quer receber notícias sobre o seu banco? Cadastre-se em nossa newsletter e receba em seu e-mail.

 

seja socio

Arquivos anexos
Anexo Size
Ags-fechadas-bradesco-ate-22-3-24.pdf (335.56 KB) 335.56 KB