Pular para o conteúdo principal
Chapéu
8 de Março

Mês da Mulher: CineB Solar exibe filme "Que Horas Ela Volta?" nos dias 8 e 9 de março

Imagem Destaque
Mês da Mulher: CineB Solar exibe o filme "Que Horas Ela Volta?" nos dias 8 e 9 de março

O Mês da Mulher não passaria em branco no CineB Solar, parceria entre o SP Bancários e a Brazucah Produções. Para celebrar esse importante momento, o projeto exibirá o filme "Que Horas Ela Volta?", que retrata mulheres fortes enfrentando diferentes desafios impostos pelo machismo estrutural.

A primeira exibição será no dia 8 de março (sexta-feira), às 19h, na EMEF Monte Belo - Jardim Monte Belo, na Zona Oeste de São Paulo. Outra sessão está marcada para sábado, dia 9, também às 19h, na Sociedade Amigos do Jardim das Camélias, na Zona Leste.

Uma obra crítica e fundamental

Dirigido por Anna Muylaert e protagonizado por Regina Casé, o filme retrata a vida de Val, uma mulher pernambucana que trabalha como empregada doméstica na casa de Bárbara (Karine Teles), na capital paulista. Val mora na casa dos patrões, tendo ajudado a criar seus filhos, e representa a típica empregada que é "quase da família", segundo a lógica da classe média alta brasileira. 

A rotina de trabalho muda quando Val recebe na casa dos patrões sua filha Jéssica (Camila Márdila), que veio para São Paulo a fim de prestar vestibular. Ao contrário da mãe, Jéssica questiona as imposições sociais que segregam os mais pobres, tendo uma postura confiante que incomoda os patrões. 

A tensão gerada no decorrer do filme expõe as desigualdades e conflitos sociais entre ricos e pobres, nordeste e sudeste. Nesse contexto, o filme também retrata diferentes desigualdades de gênero, como a imposição do trabalho doméstico às mulheres e a consequente objetificação das mesmas enquanto "serviçais" da "casa grande".

CineB Solar

O CineB Solar é uma iniciativa fruto da parceria entre o Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região e a Brazucah Produções. Trata-se de um circuito itinerante que leva filmes nacionais, tanto longas quanto curtas-metragens, a espaços comunitários e universidades em São Paulo, Osasco e Região.

Desde o ano de 2007, este projeto alcançou uma audiência de 90 mil espectadores por meio de mais de 700 sessões gratuitas. Durante esse período, foram visitados aproximadamente 200 bairros na cidade de São Paulo e 23 cidades da região.

Serviço

CINEMA BRASILEIRO NO JARDIM MONTE BELO
Filme:
Que Horas Ela Volta?
Classificação: 14 anos
Dia: 8 de março (sexta-feira)
Horário: 19h
Local: EMEF Monte Belo
Endereço: Rua Palmeirópolis s/n - Em frente ao 57
Retirada de convites: Na escola ou no Instituto Rosemere Chaves

CINEMA BRASILEIRO NO JARDIM DAS CAMÉLIAS
Filme:
Que Horas Ela Volta?
Classificação: 14 anos
Dia: 9 de março (sábado)
Horário: 19h
Local: Sociedade Amigos do Jardim das Camélias
Endereço: Rua Antonio Freire da Silva, 129 - Jardim das Camélias
Retirada de convites: Falar com Francisco

Siga o CineB Solar nas redes sociais:

Instagram: @projeto_cinebsolar
TikTok: @cineb.solar
Facebook: facebook.com/@cinebsolar
YouTube: youtube.com.br/cinebsolar

seja socio