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Chapéu
Ato na Paulista

Sindicato protesta contra fraude e multicanalidade no Santander

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Foto mostra personagens da peça, que está sendo encenada no interior da agência

O Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro de São Paulo, Osasco e Região continua protestando contra fraude na contratação e na representação sindical cometida pelo Santander e contra a multicanalidade, processo que o banco vem implementando nas agências e que vem prejudicando os trabalhadores. Nesta quinta-feira 28, o ato foi na Agência Avenidas, na Av. Paulista, 436.

A atividade, que vem sendo realizada em diversos locais de trabalho, contou mais uma vez com peça teatral, na qual as personagens denunciam, de forma irreverente, a fraude cometida pelo banco espanhol no Brasil (na voz do bancário genérico) e a multicanalidade (nas personagens da gerente crosfiteira e do multigerente).

“A peça teve grande repercussão entre os trabalhadores e também entre os clientes. Os bancários e bancárias se viram representados pelos artistas. Além da peça, também conversamos com os funcionários sobre o que vem acontecendo no banco”, conta o diretor do Sindicato André Camorozano, bancário do Santander.

Entenda a fraude

No Brasil, o Santander vem retirando funcionários do banco e transferindo-os para outras empresas do mesmo grupo, com CNPJ diferentes. Assim, o banco espanhol retira esses trabalhadores da categoria bancária, o que reduz seus direitos (previstos na CCT dos bancários) e sua remuneração.

O banco, escorado na reforma trabalhista de 2017, vem fazendo isso desde o segundo semestre de 2021. Usando empresas do seu conglomerado como STI, SX, Santander Corretora, F1RST, Prospera, e SX Tools. Cada uma vinculada a um sindicato diferente. O movimento mais recente do Santander foi a migração da área de Facility para a SX Tools, anunciada no final de janeiro.

Multicanalidade

Por meio do processo chamado multicanalidade, o banco vem retirando os gerentes Van Gogh e gerentes de empresa das agências, e transferindo-os para departamentos internos. “Assim, quem fica na agência tem que atender todos os segmentos, sem entender muito bem o trabalho que fazia os gerentes transferidos, o que gera sobrecarga”, explica o dirigente.

“Nós vamos continuar protestanto e denunciando essa prática fraudulenta do banco espanhol no Brasil. O Santander precisa respeitar o país e a população brasileira”, reforça André.

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