Pular para o conteúdo principal
Chapéu
O Sindicato é feito de pessoas

Ana Érnica: ‘Me sinto honrada pelas missões que me foram dadas’

Imagem Destaque
Ana Érnica com cabelos loiros e repicados, sentada usando blusa estampada

Com experiência em militância social em Araçatuba, no interior de São Paulo, Ana Érnica, bancária aposentada pelo extinto Banespa, conheceu o ex-presidente do Sindicato dos Bancários e Financiários de São Paulo, Osasco e Região, Augusto Campos, e dele veio o convite para militar no movimento sindical bancário.

Desde então, ela não sabia que sua experiência iria contribuir com uma grande luta, quiçá uma das maiores contra a privatização de bancos públicos.

Ana Érnica é a personalidade do novo episódio da série O Sindicato é feito de pessoas.

Sobre a privatização do Banespa, Ana Érnica comenta que foi uma das lutas mais bonitas e importantes já realizadas pelo movimento sindical. Os banespianos construíram uma unidade em todo o estado, envolveram a sociedade e travaram uma luta com informação, determinação e muita organização.

Das lembranças, Ana Érnica disse que os banespianos tinham muitas expectativas de que o banco não seria vendido, mas com uma canetada o banco acabou sendo privatizado nos anos 2000.

A luta do movimento sindical não acabou com a privatização. Ana Érnica destaca que no dia seguinte iniciaram outra luta. Desta vez contra o banco Santander. Para garantir direitos, manutenção de empregos, conquistas e, principalmente, salvar o máximo de trabalhadores possíveis que estavam prestes a se aposentar.

Ainda durante a entrevista, Ana relembra os períodos difíceis enfrentados pelo Sindicato, das atividades de rua que marcaram a história de luta e conquistas, dos direitos que foram conquistados e que hoje contam na CCT, e fala ainda do legado do Sindicato para a história do Brasil.

Quer relembrar mais sobre esse período da história?

seja socio