Pular para o conteúdo principal

Plano de saúde do Santander sobe sem negociação

Linha fina
Mudança, aplicada em dezembro, não foi discutida com trabalhadores. Mensalidades aumentaram 20%
Imagem Destaque

São Paulo – Os funcionários do Santander estão indignados com reajustes no plano de saúde aplicados desde dezembro.

O Bradesco Saúde – plano de cerca de 90% dos trabalhadores do Santander de São Paulo, Osasco e região – aumentou as mensalidades em 20% para funcionários da ativa e aposentados e reajustou a coparticipação, cobrada em determinados atendimentos, de 15% para 20%. As alterações foram feitas sem nenhuma negociação com o Sindicato.

“Em que pese a gente ter solicitado negociação sobre o tema, inclusive nas mesas de discussão do acordo aditivo, o banco aumentou unilateralmente as mensalidades e a coparticipação, prejudicando os assistidos severamente”, diz a diretora executiva do Sindicato Vera Marchioni.

“Nossa reivindicação é que qualquer mudança seja discutida com o Sindicato, já que os trabalhadores são parte do contrato”, afirma.

Os aposentados são os mais afetados porque pagam o plano integralmente, sem contribuição alguma da instituição financeira.

O Sindicato notificou o Santander extrajudicialmente em 24 de dezembro para pedir nulidade dos aumentos e esclarecimentos sobre negociação de contrato entre o Santander e a Bradesco Saúde.

“Até agora, o Santander não nos deu resposta. Assim, estamos tomando outras medidas cabíveis, inclusive jurídicas, para que esse aumento abusivo seja revisto”, afirma Vera.


Mariana Castro Alves – 12/1/2015

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1