Pular para o conteúdo principal

Vale-transporte no BB pode vir em dinheiro

Linha fina
Banco começa a implementar em fevereiro conquista da Campanha 2014. Solicitação é via Sisbb
Imagem Destaque

São Paulo – O Banco do Brasil divulgou nota aos funcionários informando que, a partir de fevereiro, quem quiser poderá receber o valor correspondente ao vale-transporte por meio de crédito em conta corrente. A novidade é fruto de reivindicação de funcionários e foi uma conquista da Campanha 2014.

“A medida é positiva no sentido de que representa emancipação do trabalhador, já que diminui a tutela do empregador sobre sua verba”, afirma o diretor do Sindicato João Fukunaga. “Mas isso também significa que o trabalhador tem de ser responsável no uso desse montante, que só pode ser empregado no deslocamento entre casa e trabalho e apenas no transporte público, inclusive sob pena de demissão de acordo com a legislação”, alerta o dirigente.

A concessão do vale-transporte pelo empregador é regulada pela Lei 7.418/1985, que determina seu uso apenas no “sistema de transporte coletivo público, urbano ou intermunicipal e/ou interestadual com características semelhantes aos urbanos, geridos diretamente ou mediante concessão ou permissão de linhas regulares e com tarifas fixadas pela autoridade competente, excluídos os serviços seletivos e os especiais”.

Na nota o banco exemplifica usos indevidos da verba: em veículo próprio (compra de combustível), transporte rodoviário, serviços seletivo e/ou especiais ou qualquer outro meio de transporte não previsto na legislação.

O cadastro dos interessados deve ser feito por meio de ferramenta disponibilizada pelo banco no Sisbb.  


Andréa Ponte Souza – 14/1/2015

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1