Pular para o conteúdo principal

Convênio auxilia no pedido de benefícios ao INSS

Linha fina
Acordo é destinado a bancários descendentes de italianos e parentes; plantão no Sindicato vai tirar dúvidas
Imagem Destaque

São Paulo – Você tem parentes imigrantes italianos ou descendentes que precisam de orientações sobre pedido de aposentadoria ou outros benefícios previdenciários? Então preste atenção: o Sindicato firmou no ano passado convênio com o Inca (Instituto Nazionale Confederale di Assistenza), uma associação cuja função é levantar e oferecer informações e assistência na área de previdência social italiana e brasileira, encaminhando pedidos de aposentadorias e pensões junto ao INSS.

O serviço é gratuito para bancários descendentes de italianos e seus parentes. Entre os dias 26 e 30 de janeiro haverá plantão de atendimento no saguão da sede do sindicato (Rua São Bento, 413, Centro).

O convênio também auxilia na assessoria de outras questões, como requerimento da cidadania italiana e solicitação de documentos na Itália.

Acordo com outros países – O INSS possui acordos (veja aqui) com dezenas de países que visam garantir os direitos de seguridade social previstos nas legislações tanto do Brasil quanto dessas nações aos respectivos trabalhadores e dependentes legais, residentes ou em trânsito. Assim, o Inca pode auxiliar também na obtenção de benefício ou na busca de informações sobre previdência social para familiares e bancários oriundos dessas nacionalidades.

América do Sul – Baseando-se no acordo marco do Mercosul, o Inca orienta ainda migrantes de países sul-americanos como Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai e Peru a obterem residência legal no Brasil.

O Inca foi fundado durante a Segunda Guerra Mundial, em fevereiro de 1945, durante o primeiro Congresso da CGIL – uma das principais centrais sindicais italianas –, com o propósito de defender os direitos dos cidadãos italianos e contribuir para a reforma da legislação social. A associação tem a missão de lutar pela implementação de um sistema de seguridade social baseado nos princípios da igualdade e da liberdade.


Redação – 15/1/2015

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1