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Caixa liderou queixas ao BC em dezembro

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Banrisul ficou em segundo lugar no ranking mensal, seguido pelo Santander, HSBC e Bradesco
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Brasília - A Caixa Federal ficou em primeiro lugar em dezembro no ranking de queixas entre bancos com mais de 2 milhões de clientes. O levantamento, divulgado mensalmente, foi publicado na quinta 15 pelo Banco Central (BC).

O banco teve 805 reclamações procedentes, o que lhe rendeu índice de 10,84%. Em segundo lugar ficou o Banrisul, com 40 queixas e índice de 10,3%. Em terceiro, o Santander, com 300 queixas e pontuação de 9,54%. O HSBC teve 81 queixas e índice de 8% e o Bradesco, 425 queixas e pontuação de 5,69%.

O índice representa o número de reclamações da instituição financeira para cada 1 milhão de clientes. Para chegar ao percentual, as reclamações são divididas pelo número de clientes do banco e multiplicadas por 1 milhão. A posição da instituição financeira no ranking do BC dependerá do índice, mesmo que tenha sido alvo de mais reclamações em números absolutos.

A restrição à realização de portabilidade de operação de crédito ocupou o primeiro lugar entre as queixas contra bancos julgadas procedentes. Houve 654 queixas por este motivo em dezembro. Em segundo lugar, ficaram as irregularidades relativas à confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações, com 541 reclamações.

O terceiro lugar ficou com débito em conta não autorizado pelo cliente, com 262 registros. Por fim, descumprimento de prazo para responder reclamações e cobrança de tarifa por serviços não contratados ocuparam o quarto e quinto lugares, respectivamente com 135 e 127 queixas. No total, houve 3.333 queixas procedentes em novembro.


Mariana Branco, da Agência Brasil, com edição da Redação - 15/1/2015

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