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Novo AV mostra absurdo das metas da Caixa

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Regras do monitoramento de resultados estipula teto para pontuação positiva, mas não tem piso para mensuração negativa, o que está levando agências a desabarem nas avaliações
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São Paulo – No dia 8 de janeiro a Caixa apresentou a seus empregados os novos parâmetros de monitoramento e avaliação de resultados. O AV/Caixa versão 1.01, como é chamado, possui parâmetros de mensuração para diversas operações, a maioria de acompanhamento diário das metas. Até aí, nenhuma novidade.

A mudança que causou perplexidade nos empregados é que o AV estipula um teto para a pontuação positiva, mas não há piso para a pontuação negativa. “Portanto não adianta o empregado manter uma atuação impecável, porque a pontuação de 130 é o máximo. Já o negativo não tem limite, o que está levando todas as agências a trabalharem no vermelho. Por causa disso, o novo AV é motivo de chacota entre os gerentes e mostra o verdadeiro objetivo das metas: o de não serem alcançadas”, afirma o dirigente sindical Francisco Pugliese. “O banco tem de mudar esse novo instrumento que pode incentivar cobrança excessiva.”

Fim das metas abusivas – Pela primeira vez, em 2014, os bancos assumiram compromisso na CCT (cláusula 56, alínea "d") de que o “monitoramento de resultados”, isto é, a cobrança por metas, deve ser feita com respeito e de forma positiva para prevenir conflitos nas relações de trabalho.

“Para que o Sindicato possa combater a cobrança abusiva de metas o trabalhador atingido deve participar denunciando”, ressalta o secretário de Saúde do Sindicato, Dionísio Reis.
A entidade possui canal por meio do qual o trabalhador vítima de práticas desrespeitosas pode fazer denúncias que serão apuradas. O sigilo do denunciante é garantido. Alguns exemplos de denúncias recebidas pelo Sindicato são cobranças diárias, com ligações telefônicas de manhã e de noite; mudança repentina das metas, campanha relâmpago, com foco em um produto.

 “Os bancários vítimas de desrespeitos devido a cobranças desmedidas por resultados devem reclamar ao Sindicato, pois essa é mais uma forma de coibirmos essa prática que gera tanto sofrimento”, afirma Dionisio. Para fazer a denúncia ligue 3188-5200 ou clique aqui.

O que é – Assédio moral consiste no constrangimento ao trabalhador por colegas ou superiores, expondo o trabalhador repetitivamente a situações vexatórias e humilhantes das quais a vítima é incapaz de defender-se.


Rodolfo Wrolli - 16/1/2015

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