Pular para o conteúdo principal

Sindicato apoia Rafael Matos como Caref do BB

Linha fina
Eleição para representante dos trabalhadores no Conselho de Administração do banco será entre 2 e 6 de fevereiro. Rafael concorre à reeleição e é o candidato da ampla maioria das entidades sindicais
Imagem Destaque

São Paulo – Mais uma eleição para o Representante dos Funcionários no Conselho de Administração (Caref) do Banco do Brasil se aproxima: será entre 2 e 6 de fevereiro e, caso nenhum dos candidatos obtenha mais de 50% dos votos válidos, haverá segundo turno com os dois mais votados, entre 2 e 6 de março.

É a segunda eleição para o CA do BB e este ano concorrem 149 candidatos. O Sindicato indica o voto em Rafael Matos (ao centro na foto), que também conta com o apoio da ampla maioria dos sindicatos de bancários em todo o país. Rafael foi eleito Caref em 2012 e agora concorre à reeleição. O mandato é de dois anos.

A votação é pelo Sisbb, e o eleitor deve escolher o número de matrícula do candidato, o de Rafel é F8369846. 

“É muito importante que os trabalhadores tenham um representante de fato comprometido com os interesses dos funcionários e que conte com o respaldo do movimento sindical, porque só assim ele poderá levar ao Conselho de Administração, que é a maior instância de decisão do banco, o que de fato preocupa os bancários no dia a dia e também as grandes questões da categoria, como a defesa dos bancos públicos por exemplo. Por isso Rafael é o nosso candidato”, defende a presidenta do Sindicato, Juvandia Moreira.

“Um representante eleito pelos funcionários deve levar ao Conselho de Administração as opiniões colhidas junto aos bancários e também nos sindicatos. Rafael tem esse compromisso. Realizou uma primeira gestão importante, com foco na luta por mais contratações e por maior participação do funcionalismo nos processos de reestruturação do banco. Com certeza dará continuidade a esse trabalho”, opina o diretor executivo do Sindicato e bancário do BB Ernesto Izumi.

A dirigente Raquel Kacelnikas, também diretora executiva da entidade e funcionária do BB, destaca a atuação de Rafael Matos contra a terceirização. “Ele se posicionou contra a criação de empresa para operar o microcrédito, que levaria à terceirização e consequente precarização das condições de trabalho. E a luta contra a terceirização é uma das nossas mais importantes bandeiras.”

Ex-diretor do Sindicato, Rafael Matos tem 14 anos de BB. É graduado em História pela USP, especializado em Economia do Trabalho e Sindicalismo pela Unicamp. Também tem MBA em Gestão de Pessoas pela Unicamp e MBA em Meio Ambiente e Sociedade pela Fesp-SP.

Conquista – A representação dos trabalhadores nos conselhos administrativos das estatais foi uma vitória do movimento sindical. A reivindicação foi encabeçada pela CUT e o governo levou a proposta ao Congresso, o que resultou na Lei 12.353, de 2010. A Lei ainda não atende a reivindicação pois o representante dos trabalhadores nos conselhos não pode participar de decisões que envolvam questões diretamente ligadas ao funcionalismo, como remuneração, mas o movimento sindical continua lutando nesses sentido.

> Leia O Espelho sobre esse assunto

O CA do BB toma as decisões mais importantes da empresa referentes a orçamento, investimentos, aquisições, criação de venda de subsidiárias, política de crédito, produtos e negócio, política de pessoal, participação nos resultados, destinação de dividendos, remuneração da diretoria, etc. Enfim, todas as decisões estratégicas do banco.


Andréa Ponte Souza – 19/1/2015
Atualizada às 17h27 de 30/1/2015

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1