Pular para o conteúdo principal

Delegados sindicais discutem Caixa 100% pública

Linha fina
Reunião será no dia 27, na sede do Sindicato, com objetivo de mobilizar empregados contra abertura de capital da instituição
Imagem Destaque

São Paulo – O Sindicato convocou reunião de delegados sindicais da Caixa para discutir a ameaça de abertura de capital do banco. O debate será na terça-feira 27, às 9h30, no Auditório Azul do Sindicato (Rua São Bento, 413, Centro) e contará com a presença da deputada federal Érika Kokay (PT-DF), bancária da Caixa. Também serão convidados a coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados, Fabiana Matheus, a representante dos trabalhadores no Conselho Administrativo do banco, Rita Serrano, dirigentes sindicais da Fetec-CUT/SP e representantes de outros sindicatos do estado.

“Será uma grande reunião para definirmos os próximos passos da mobilização pela defesa da Caixa 100% pública”, informa o diretor executivo do Sindicato Dionísio Reis. “Somos totalmente contra a abertura de capital da Caixa. Isso só interessa a grandes incorporadoras, ao grande capital, enfim, a quem só visa o lucro. Porque à sociedade e à classe trabalhadora o que interessa é que o país tenha um banco totalmente público e forte, e isso já temos”, destaca.

Os rumores de abertura de capital da Caixa circularam na imprensa no final de 2014. Diante disso, as centrais sindicais enviaram ofício no dia 23 de dezembro à presidenta Dilma Rousseff solicitando audiência para discutir o assunto. O Palácio do Planalto ainda não se manifestou.

> Entidades sindicais exigem Caixa 100% pública

Dionísio reforça a importância de todos os delegados participarem da reunião. “Essa é uma luta que começa por nós, empregados, mas que é fundamental para todos os cidadãos brasileiros. A defesa da Caixa pública tem de ser feita também pelos movimentos de moradia e por outros movimentos sociais, já que a instituição tem um papel essencial na implementação dos programas sociais e no desenvolvimento do país.”

O dirigente destaca ainda que a Caixa 100% pública é uma das bandeiras do Dia Nacional de Luta em Defesa dos Empregos e Direitos, organizado pela CUT e demais centrais sindicais.

Leia mais
> Reunião sem avanços entre governo e centrais


Redação - 21/1/2015

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1