Pular para o conteúdo principal

Exposição apresenta filmes sobre a Palestina

Linha fina
Mostra Uma Longa Jornada já está em cartaz desde 24 de janeiro e, no último final de semana do mês, será a vez de quatro longas e dois curtas
Imagem Destaque

São Paulo - Parte da exposição Uma Longa Jornada, seis filmes (veja abaixo) sobre a Palestina serão apresentados entre 30 de janeiro e 1º de fevereiro, no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista.

São quatro longas e dois curtas sobre a vida dos refugiados daquele país Palestina. Os filmes foram selecionados pela Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) e pelo Instituto da Cultura Árabe (ICARABE). Os ingressos custam R$ 1 e a classificação é de 12 anos.

Exposição - A mostra Uma Longa Jornada é composta por 40 fotos e cinco outros curtas-metragens que contam a história da prolongada crise de refugiados da Palestina. As imagens, do arquivo da UNRWA, fazem o espectador testemunhar um dos mais longos casos de migração forçada da história moderna, as violações de direitos humanos perpetradas e os desafios enfrentados pelos refugiados da Palestina.

> Exposição aborda refugiados da Palestina

Aberta em 24 de janeiro, a exposição vai até 15 de fevereiro, de terça a sexta, das 10h às 20h; sábado, domingos e feriados, das 10h às 18h. A entrada permitida até meia hora antes. O Centro Cultural São Paulo fica na Rua Vergueiro 1000, Paraíso, São Paulo, colado na estação Vergueiro do Metrô.

Programação e Sinópses

Sexta-feira, 30 de janeiro

19h

Mães de coragem (4min)
A UNRWA celebra as mulheres corajosas que foram essenciais para ajudar suas famílias a sobreviverem à jornada tempestuosa dos refugiados da Palestina, desde o Nabka de 1948 até os dias de hoje. Conheça a parteira Umm-Ismali, que ajudou outras mulheres a darem à luz em segurança durante sua fuga pelo Rio Jordão em 1967, apesar de ter perdido contato com seus próprios filhos, e Aysha Hamid, uma legendária mãe e comerciante de roupas que sustenta, sozinha, uma grande família de 26 pessoas em Gaza. Conheça também uma mulher que está sendo resgatada das ruínas de Yarmouk, em Damasco, e escute as histórias de Fouzeye Idrese, uma avó que fugiu da Síria e, desesperada, procura a ajuda da UNRWA no Líbano. Ela diz que esse é seu terceiro Nakba.

The Turtle’s Rage (Pary El-Qalqili, 2011, 70min)
O filme conta a história de um homem misterioso, cuja vida tem sido moldada pela fuga, expulsão, a vida no exílio e um retorno fracassado à Palestina. A biografia destroçada foi afetada tremendamente pelo conflito palestino-israelense. O filme é composto pela busca da filha por respostas de seu pai. Respostas que ele não pode dar.

Sábado, 31 de janeiro

18h30

Gaza: apenas escombros onde antes havia casas (3min)
Um cessar-fogo temporário em Gaza permitiu que os civis visitassem algumas das regiões mais gravemente atingidas. Dezenas de milhares de pessoas se depararam apenas com escombros onde antes estavam suas casas.

A estrada para Silverstone (Johan Eriksson, 2014, 52min)
A estrada para Silverstone conta a história de um grupo de jovens refugiados da Palestina que conseguem construir um carro de corrida de Fórmula 1 – o primeiro da história a ser montado em Gaza –e levá-lo para correr na competição internacional Formula Student, na famosa pista britânica de Silverstone. Capturando os sonhos de um grupo de jovens homens e mulheres e os desafios diante deles, o filme apresenta um aspecto da vida em Gaza raramente visto pelo mundo exterior. Os 11 jovens que colaboraram na construção do carro receberam capacitação no centro de treinamento vocacional da UNRWA, em Khan Younis, estruturado com o objetivo de oferecer formação e oportunidades de aprendizado para os jovens de famílias pobres da Faixa de Gaza.

20h
Os shebabs de Yarmouk (Axel Salvatori-Sinz, 2013, 78min)
Shebabs é o apelido dado aos jovens da terceira geração de palestinos nascidos no campo de refugiados de Mukhayyam Yarmouk, nos arredores de Damasco, na Síria. Os cinco shebabs aqui retratados, na casa dos 20 anos, têm alguns sonhos em comum: eles querem fugir do alistamento e da guerra; elas querem arrumar um namorado fora do campo. Entre a necessidade da liberdade e o pertencimento ao grupo, o desejo da revolta e a perspectiva de uma vida ordenada, eles têm de tomar decisões difíceis.

Domingo, 1º de fevereiro

15h
Porta do Sol (Yousry Nasrallah, 2006, 260min)
Filme retratado em dois episódios, conta a história de Yunis, um velho palestino da resistência que está em coma em hospital nos arredores de Beirute. Sua trajetória é narrada por Khalil, enfermeiro que fica ao seu lado dia e noite, recusando-se a admitir que seu herói jamais ganhe consciência novamente. Vemos sua infância, seu casamento com Nahila, sua ausência no momento em que sua vila é destruída em 1948. Na segunda parte, Khalil fala de sua própria vida, sobre a guerra civil libanesa. Trata-se de um filme de ficção, mas que tem como pano de fundo a história palestina e mostra, com clareza e beleza, imagens difusas ao longo dos anos de ocupação. Mostra a humanidade e, com delicadeza, o enorme sofrimento de um povo que perde o seu lar e a sua pátria.


Redação, com informações da ONU Brasil - 19/1/2015

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1