Pular para o conteúdo principal

Critérios de promoção são discutidos com Caixa

Linha fina
Representantes de trabalhadores não querem vinculação com metas, ao contrário do que propôs banco na primeira reunião da comissão paritária
Imagem Destaque

São Paulo – Os representantes dos empregados da Caixa consideraram frustrada a primeira reunião da comissão paritária criada para debater os critérios da sistemática de promoção por mérito, do exercício de 2015, que definirá os empregados contemplados com a promoção em 2016. A reunião ocorreu na quarta 28.

Na proposta da Caixa, um dos critérios de pontuação é o resultado da unidade no AV Caixa, instrumento de medição de resultados. Outro critério previsto pelo banco são as AREGs (Autorização de Regularização do Ponto Eletrônico). Os trabalhadores são contra.

“É um grande retrocesso vincular as promoções por mérito às metas. Esse atrelamento sempre foi rechaçado pelo movimento sindical. Combatemos a imposição de uma lógica privada à Caixa. Não podemos admitir critérios que penalizem os empregados”, afirma o dirigente Leonardo Quadros, um dos representantes dos empregados na comissão.

As metas abusivas são combatidas pelo movimento sindical. Elas são um dos principais fatores de adoecimento da categoria bancária. Prova disso é que os adoecimentos mentais nos bancários ultrapassaram doenças como LER/Dort na quantidade de afastamentos pelo Inss, em 2013.

> Doenças mentais superam LER em afastamentos

Os trabalhadores também são contrários à limitação de 1% da folha para investimentos na promoção de empregados em instituições públicas, conforme resolução do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais, de outubro de 1996. O dirigente Leonardo Quadros explica que esse limite foi imposto no governo de Fernando Henrique Cardoso (FHC), prejudicando os trabalhadores.

Para continuidade dos debates, a Caixa foi cobrada sobre informações tais como a quantidade de promovíveis e como seria calculada sua pontuação. Nova reunião está marcada para 4 de fevereiro.

Entenda - O tema está em debate porque a Campanha 2014 conquistou a volta dessa sistemática da promoção por mérito. Como isso não havia acontecido durante todo o ano passado, os trabalhadores garantiram, ainda, que todos os empregados com no mínimo 180 dias de exercício naquele ano recebessem em janeiro de 2015 uma referência (delta) a título de promoção por mérito. Assim, os critérios definidos nesses debates da comissão serão aplicados durante este ano, para promoções de 2016.

Desde 2008, os critérios vinham sendo discutidos ano a ano. Até então, não havia promoções por mérito. Isso porque essas promoções foram liquidadas pelo governo de FHC, caracterizado por cortes e desvalorização dos empregados da Caixa.


Mariana Castro Alves – 29/1/2015

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1