Pular para o conteúdo principal

Ladrões roubam agência do Santander

Linha fina
Bandidos tinham conhecimento da rotina familiar de funcionárias e tesoureira foi feita refém quando abria unidade; Sindicato cobra do banco emissão de Comunicação de Acidente de Trabalho
Imagem Destaque

São Paulo – A imposição dos bancos em deixar as chaves das agências sob responsabilidade dos funcionários fez mais vítimas na sexta-feira 6. Assaltantes renderam uma tesoureira no momento em que abria a unidade bancária onde trabalha, em Higienópolis, e roubaram todo o dinheiro dos caixas eletrônicos.

A ação durou cerca de uma hora. Ao tomar conhecimento, o Sindicato esteve no local para certificar-se de que a agência não abriria e garantir a dispensa dos trabalhadores. O banco designou um psicólogo e deverá emitir a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). 

Ao todo eram cinco bandidos, todos armados com fuzis. De acordo com relatos, eles tinham pleno conhecimento sobre a rotina das famílias tanto da tesoureira quanto da gerente-geral. Os funcionários eram feitos reféns à medida que chegavam para trabalhar. Eram 23 bancários ao todo. No prédio funciona também uma superintendência do banco espanhol.

CAT – A CAT é um documento que reconhece um acidente de trabalho – como é o caso de um assalto –  ou uma doença ocupacional. Deve ser emitida pela empresa no prazo de um dia útil. Pode também ser emitida – mesmo fora do prazo – pelo médico, pelo familiar, por um dependente do segurado, pelo sindicato ou por uma autoridade pública; nesse caso o INSS enviará uma carta à empresa para que emita a CAT.

O documento é importante para que o INSS reconheça o nexo técnico, ou seja, que uma eventual doença ocasionada pelo trauma – como uma síndrome do pânico, comum nesses casos – tenha sido causada no ambiente de trabalho.


Rodolfo Wrolli – 6/11/2015

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1