Pular para o conteúdo principal

Comando da Caixa muda, luta continua!

Linha fina
Miriam Belchior será nova presidenta do banco e posse está marcada para dia 23, semana que empregados farão ato em Brasília e Dia Nacional de Luta por banco 100% público e contra a abertura de capital
Imagem Destaque
São Paulo – A ex-ministra do Planejamento Miriam Belchior assumirá a presidência da Caixa Econômica Federal. A informação foi confirmada pelo Planalto na noite de terça-feira 10, um dia depois de o movimento sindical cobrar do governo audiência para esclarecer rumores sobre a abertura de capital do banco público.

> Empregados cobram reunião com governo
> Vídeo: Caixa 100% pública tem função social

A reportagem do Sindicato tentou contato com a ex-ministra na quarta-feira 11, para comentar sobre seu papel na construção dessa possível abertura de capital, mas sem retorno.

A posse da nova presidência da Caixa vai ocorrer no dia 23 de fevereiro. Em nota, a presidenta Dilma Rousseff “agradeceu a dedicação, a competência e a lealdade de [Jorge] Hereda, que permanecerá na instituição até a conclusão de uma transição e a formação da nova equipe”. Ele esteve à frente da empresa por quatro anos.

O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, destaca que o movimento sindical e associativo dos empregados da Caixa está em alerta. “A ex-ministra assume o cargo em um momento de tensão, pois muito se fala sobre uma suposta proposta de abrir o capital do banco. Já solicitamos até audiência com o governo no sentido de buscar esclarecimentos. A Caixa é do povo e deve permanecer 100% pública. Vamos nos mobilizar em todo o país para barrar qualquer iniciativa que vá contra isso”, destaca.

“A mobilização para pressionar o Congresso na defesa da Caixa 100% pública continua e os empregados devem se unir e se organizar para o Dia Nacional de Luta em Defesa da Caixa 100% Pública, marcado para o dia 27”, orienta o dirigente sindical Francisco Pugliesi, o Chico.

Calendário de lutas – No dia 25, no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, ocorrerá o Ato em Defesa da Caixa Econômica Federal 100% Pública. O evento será realizado pela Contraf-CUT, Fenae e pelo gabinete da deputada federal Erika Kokay (PT-DF).

Já no dia 27, o objetivo é mobilizar os mais de 100 mil empregados, as entidades representativas da categoria e toda a sociedade. Dez mil cartazes com a frase Eu Defendo a Caixa 100% Pública já estão sendo enviados para as mais de quatro mil unidades do banco.


Redação, com Agência Fenae – 11/2/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1