Pular para o conteúdo principal

Itaú corta audiometria periódica no teleatendimento

Linha fina
Sindicato cobrou banco sobre exames essenciais para os trabalhadores por ter como como objetivo detectar problemas auditivos
Imagem Destaque

São Paulo – Essencial para aos trabalhadores de teleatendimento, o exame periódico de audiometria não está sendo realizado pelo Itaú desde o começo do ano. O teste tem como objetivo detectar problemas auditivos: por meio de diversos tipos de sons e em diferentes intensidades, o paciente aperta um botão para confirmar o que está ouvindo. “É um exame importante para todos ainda mais para quem trabalha nesta função. Muitas vezes são os próprios trabalhadores que regulam o volume dos fones que usam”, explicou Júlio Cesar Silva Santos, diretor do Sindicato.

Segundo o dirigente, os especialistas audiologistas indicam que o teste deve ser realizado no mínimo uma vez por ano, já que alguns problemas auditivos, dependendo da pré-disposição genética da pessoa e das condições nas quais vive e trabalha, podem se desenvolver em pouco tempo. No entanto, para cortar custos o banco está realizando o procedimento, antes feito a cada seis meses, apenas para a admissão e demissão dos funcionários. “Com isso você só vai saber se desenvolveu algum problema na hora que sair do banco. É economia com a saúde do trabalhador, o que não admitimos. São cerca de sete mil funcionários de teleatendimento nas unidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, sem contar alguns que realizam a mesma função, mas em outros departamentos e até em agências”, ressaltou, lembrando que a mudança ocorreu sem que o Sindicato fosse informado.

Esses funcionários têm uma jornada de seis horas diárias na qual utilizam o chamado “headseat” (fone de ouvido com microfone), o que em longo prazo pode trazer perda auditiva por nível de pressão sonora elevada, denominada pelos médicos de “Painpse”. O problema também pode causar zumbidos, intolerância a sons intensos, dificuldade de compreensão de fala e até dores de cabeça e tontura. “Nós temos receio que outros bancos também comecem a cortar a audiometria periódica. Já cobramos uma postura do Itaú, mas até agora não recebemos nenhuma resposta”, informou Júlio. O Sindicato também estuda denunciar a situação ao Ministério Público do Trabalho.


Luana Arrais – 25/2/2015

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1