Pular para o conteúdo principal

Dia 28 marca luta contra LER/Dort

Linha fina
Exigências cada vez maiores levam número de trabalhadores com o problema crescer anualmente
Imagem Destaque

São Paulo – O dia 28 de fevereiro marca o combate a um dos problemas que mais afeta trabalhadores em todo o mundo: a LER/Dort. Só entre os bancários as chamadas Lesões por Esforços Repetitivos foram responsáveis por 24,58% dos afastamentos em 2013. Também chamadas de Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), LTC (Lesões por Traumas Cumulativos) e Amert (Afecções Musculares Relacionadas ao Trabalho), esse tipo de doença está entre as que lideram os afastamentos em todo o sistema financeiro e nas indústrias. A Organização Mundial da Saúde (OMS) revelou, em 2009, que as perturbações musculoesqueléticas eram responsáveis por mais de 10% de todos os anos perdidos por invalidez.

Marca da intensificação do trabalho e das exigências cada vez maiores do mercado, a LER se tornou ainda mais comum após a década de 1980, com a inserção dos computadores e teclados na rotina das empresas. No entanto, aqueles que sofrem com as dores e o desconforto trazidos pela doença também são alvo de discriminação, sendo constantemente desacreditados e taxados de mentirosos e preguiçosos. O que leva muitos trabalhadores a procurar tratamento somente quando as lesões estão em estado avançado. Sem contar os frequentes casos de demissões motivadas pelo problema.

Sintomas – Os principais sintomas são dor em dedos, mãos e braços (principalmente nas articulações), formigamento, fadiga muscular, alteração da temperatura e diminuição dos movimentos. A prevenção vai além das consultas médicas de rotina e precisa que as exigências do trabalho sejam compatíveis com os limites humanos. Ações como pausas de 10 minutos, estimulada pelo Sindicato, também são importantes para evitar o desenvolvimento do problema.

“Apesar de as LER/Dort estarem sendo ultrapassadas pelos distúrbios mentais, ainda estão entre as maiores causas de adoecimento dos bancários. É algo que o empregado desenvolve durante a vida, enquanto gera lucro para os bancos”, ressaltou Dionísio Reis, secretário de Saúde do Sindicato. Dionísio destaca a importância da data para chamar a atenção dos trabalhadores e divulgar a responsabilidade nos empregadores.

Informação – Na segunda-feira 2 o Sindicato lança o material informativo Sua Saúde em 1º Lugar, campanha que visa orientar os bancários não só sobre as LER/Dort como a depressão, doença que também afeta um grande número de trabalhadores dos bancos.

O material começará a ser distribuído na matriz do Bradesco, a Cidade de Deus, às 7h, marcando seu lançamento. Interessados em adquirir o folder podem entrar em contato com as regionais do Sindicato. Lembrando que “o bancário não é máquina”, o telefone 3188-5200 também está disponível para que sejam denunciados problemas com as condições de trabalho e situações de risco.


Luana Arrais – 27/2/2015

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1