Pular para o conteúdo principal

Itaú nega depósito e pagamentos nos caixas

Linha fina
Sindicato cobrou o banco sobre a prática, que desrespeita direitos de clientes e usuários
Imagem Destaque

São Paulo – Diversas agências do banco Itaú estão negando a realização de depósitos e pagamentos nos caixas e instruindo os clientes a utilizarem o caixa eletrônico. Os funcionários informam aos consumidores que o banco está sem sistema e que por isso não pode receber.

A situação vem se tornando cada vez mais frequente, segundo relatam bancários e clientes. O que tem gerado também brigas e muita reclamação nos locais. “Em algumas agências o aviso é dado de minutos em minutos para quem está na fila, constatei isso pessoalmente”, conta Maria Helena Francisco, diretora do Sindicato. A entidade questionou o Itaú sobre a prática e espera que providências sejam tomadas, pois é um direito de clientes e usuários utilizar este serviço.

Helena destaca ainda que desviar todos os depósitos para os caixas eletrônicos acaba sobrecarregando o tesoureiro responsável por fazer a coleta. “Por que acumular nos caixas eletrônicos se dará mais trabalho assim? Não faz sentido algum”, questionou. Segundo a resolução nº 3.694/2009 do Banco Central, é vedado às instituições financeiras recusar ou dificultar o acesso aos canais de atendimento convencionais, inclusive guichês de caixa aos seus clientes e usuários, mesmo na hipótese de oferecer atendimento alternativo ou eletrônico.

Leia mais
> Novo telefone do BC para reclamações e dúvidas


Luana Arrais – 2/3/2015

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1