Pular para o conteúdo principal

Ato na Paulista celebra o 8 de março

Linha fina
Equiparação de salários e divisão das tarefas domésticas são bandeiras das mulheres
Imagem Destaque

São Paulo – O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, será lembrado com um ato unificado organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) na Avenida Paulista. Será no domingo, com concentração às 10h em frente ao número 900, em defesa e pelo fortalecimento da democracia, com igualdade, autonomia e liberdade para as mulheres.

Na última década, as ações do governo federal voltadas ao público feminino cresceram como nunca: aprovação da Lei Maria da Penha e de programas para as vítimas de violência; políticas voltadas à saúde feminina e à educação, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) onde elas são maioria a concluir formação superior. Autonomia e emancipação também foram ampliadas com prioridade à mulher como beneficiária do Bolsa Família e na titularidade dos imóveis do Minha Casa, Minha Vida.

Entretanto, é preciso continuar lutando por avanços em outras áreas: no mercado de trabalho, onde as mulheres recebem salários até 30% menores que o dos homens para a mesma função. A luta é também para que a licença-maternidade de 180 dias seja um direito de todas, por mais creches públicas, pelo compartilhamento das tarefas domésticas que, mesmo sendo responsabilidade de toda a família, continuam recaindo somente sobre as mulheres.

Leia mais
> Folder da CUT especial sobre o 8 de Março


Redação – 4/3/2015

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1