Pular para o conteúdo principal

TVT Digital chega a 20 milhões de pessoas

Linha fina
Lançamento será na sexta 6; TV dos Trabalhadores é uma parceria entre Sindicato dos Bancários de São Paulo e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC
Imagem Destaque

São Paulo – De 400 mil para 20 milhões de pessoas na Grande São Paulo. Essa é a ampliação do alcance da TV dos Trabalhadores com o lançamento de seu canal digital, na sexta-feira 6.

> Vídeo: TVT aumenta alcance e amplifica voz dos trabalhadores

Uma parceria entre o Sindicato dos Bancários de São Paulo e Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, a TVT é a primeira emissora de televisão outorgada a entidades de trabalhadores. A concessão foi feita em outubro de 2009 à Fundação Sociedade, Comunicação, Cultura e Trabalho, entidade cultural sem fins lucrativos, mantida pelos dois sindicatos.

Para Juvandia Moreira, presidenta do Sindicato dos Bancários, a TVT é a concretização de um projeto para a comunicação social no país, que defende a ampliação de vozes na mídia. “Considerando o caráter público da comunicação e que vivemos em uma sociedade democrática, trata-se de uma grande conquista dos trabalhadores o acesso a esse direito. É a consagração de um sonho que fortalece a democratização dos meios de comunicação”, ressalta a dirigente bancária, que é vice-presidenta da Fundação.

O diretor de Comunicação dos Metalúrgicos do ABC e presidente da Fundação, Valter Sanches, também comemora: “É uma grande conquista para amplificar as vozes dos trabalhadores, dos movimentos sociais e do cidadão comum. A TVT defende o fortalecimento da democracia ao ampliar o diálogo com a sociedade”.

A cerimônia de lançamento contará com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini. Será às 19h, na sede dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo (Rua João Basso 231, Centro).

Implantação – Após a outorga, a emissora foi ao ar em 23 de agosto de 2010. Mas o projeto é antigo e foi o resultado de 23 anos de luta. Com o novo transmissor, instalado na Avenida Paulista, e o potencial bem maior de telespectadores, a TVT Digital finaliza a implantação de sua estrutura física.

Como sintonizar – Na cidade de São Paulo e no ABC, a TVT Digital pode ser vista pelo Canal 12 NET; no ABC também há a opção de assistir pelo Canal 8 GVT. Na Grande São Paulo pelo Canal 44.1 HD; no Alto Tietê pelo Canal 46 analógico e pelo Canal 13 NET. E em todo o Brasil por antena parabólica na frequência 3851, symbol rate 6247, vertical.

Programação – A grade da emissora conta com programação diversa, com amplo espaço para documentários, debates, entrevistas e prestação de serviços. Alguns exemplos são os programas ABCD em Revista, Bom pra todos, Melhor e Mais Justo e o Seu Jornal, noticiário ao vivo com meia hora de duração. “A TVT abre o espaço para outro ponto de vista de interpretação da realidade, a partir dos movimentos sociais, dá voz ao cidadão comum, às questões do seu cotidiano, que dificilmente têm espaço nas mídias tradicionais”, reforça Sanches.

Na internet – A programação da emissora também pode ser assistida pelas plataformas digitais. São mais de 11 mil vídeos produzidos e postados no site (www.tvt.org.br) no (youtube.com/redetvt), que já registraram mais de 5 milhões de visualizações. Também pode ser assistida pelo celular por meio do aplicativo para Android: RedeTVT. É possível seguir a TVT no Facebook.com/redetvt.


Redação – 5/3/2015

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1