Pular para o conteúdo principal

Ato do dia 13 é por direitos, Petrobras e democracia

Linha fina
Manifestações já estão programadas em todos os 26 estados. 'Estamos prontos para defender a democracia e os interesses da classe trabalhadora sempre que afrontarem a liberdade e atacarem direitos'
Imagem Destaque

São Paulo – Assinado por cinco centrais sindicais e dez movimentos, manifesto divulgado na sexta 5 afirma que o ato do dia 13 de março é por direitos trabalhistas, em defesa da Petrobras e contra qualquer tentativa de retrocesso político. "Estamos prontos para ir às ruas de todo o país defender a democracia e os interesses da classe trabalhadora e da sociedade sempre que afrontarem a liberdade e atacarem os direitos dos/as trabalhadores/as", afirmam as entidades.

> Vídeo: Petrobras gera renda e emprego em SP
> Vídeo: fim da Petrobras destruiria economia

Há confirmação de atos nos 26 estados do país (veja abaixo). Em São Paulo, por exemplo, o ato será realizado na Avenida Paulista, a partir das 15h, com concentraçao em frente à Petrobras, no número 901. Na capital federal, começa às 17h, na rodoviária. Há ainda manifestações confirmadas para Belém, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, João Pessoa, Maceió, Recife, Salvador e Teresina.

O documento traz críticas a medidas provisórias anunciadas pelo atual governo. "Um dos maiores desafios do movimento sindical e social hoje é defender, de forma unificada e organizada, o projeto de desenvolvimento econômico com distribuição de renda, justiça e inclusão social", afirmam as entidades.

"As MPs 664 e 665, que restringem o acesso ao seguro-desemprego, ao abono salarial, pensão por morte e auxílio-doença, são ataques a direitos duramente conquistados pela classe trabalhadora. Se o governo quer combater fraudes, deve aprimorar a fiscalização; se quer combater a alta taxa de rotatividade, que taxe as empresas onde os índices de demissão imotivada são mais altos do que as empresas do setor, e que ratifique a Convenção 158 da OIT", acrescentam. A convenção da Organização Internacional do Trabalho (OIT) trata justamente de dispensas imotivadas.

Na nota, as centrais e os movimentos afirmam que defender a Petrobras é garantir um projeto de desenvolvimento para o país e um patrimônio de toda a população. O que não impede a apuração das denúncias de corrupção envolvendo pessoal da companhia. "Exigimos que todos os denunciados sejam investigados e, comprovados os crimes, sejam punidos com os rigores da lei. Tanto os corruptores, como os corruptos. A bandeira contra a corrupção é dos movimentos social e sindical. Nós nunca tivemos medo da verdade."

As entidades pregam ainda respeito às decisões do povo, "especialmente as dos resultados eleitorais", e à Constituição. "Precisamos aperfeiçoar a nossa democracia, valorizando a participação do povo e tirando a influência do poder econômico sobre nosso processo eleitoral", afirmam, em defesa de uma efetiva reforma política.

> Centrais: Dilma deve mudar política para ter apoio

As cinco centrais que assinam a nota são CSB, CTB, CUT, Nova Central e UGT. Também se alinham ao documento a Federação Única dos Petroleiros (FUP), União Nacional dos Estudantes (UNE), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Central dos Movimentos Populares (CMP), Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Levante Popular da Juventude, Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (FAF), Movimento Nacional das Populações de Rua (MNPR), Fora do Eixo (FdE) e Mídia Ninja.

Confira os locais de concentração confirmados até o momento

Acre
Rio Branco - em frente ao Palácio - 9h

Alagoas
Maceió - Praça Sinimbú - 9h

Amazonas
Manaus - Concentração na Praça da Polícia - 15h

Amapá
Macapá- Concentração na Praça da Bandeira - 8h
Caminhada até a Praça do Forte - 10h

Bahia
Salvador - Itaigara – Em frente ao prédio da Petrobrás - 7h

Ceará
Fortaleza - Praça da Imprensa - 8h

Distrito Federal
Brasília - Rodoviária - 17h

Espírito Santo
Vitória - Em frente à Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)  - 16h30

Goiás
Goiânia - Coreto da Praça Cívica - 10h

Maranhão
São Luís - Panfletagem na Praça Deodoro - 7h
Concentração na Praça João Lisboa e passeata na Rua Grande até o final da mesma rua – Canto da Viração – para o Ato Político - 15h

Minas Gerais
Belo Horizonte - Praça Afonso Arinos - 16h

Mato Grosso
Cuibá - Praça da República - 11h

Mato Grosso do Sul
Campo Grande - Praça do Rádio - 9h

Pará
Belém - Praça da República - 15h

Paraíba
João Pessoa - Em frente ao Cassino da Lagoa - 15h

Paraná
Curitiba - praça Santos Andrade - 17h

Pernambuco
Recife - Parque 13 de Maio, Santo Amaro - 7h

Piauí
Teresina - Praça da Liberdade – 15h

Rio de Janeiro
Rio de Janeiro - Cinelândia - 15h

Rio Grande do Norte
Natal - em frente à Catedral - 16h

Roraima
Boa Vista - na Praça do Centro Cívico

Santa Catarina
Florianópolis - em frente à Catedral - 14h

Sergipe
Aracaju - Praça Camerino - 14h

São Paulo
São Paulo - Avenida Paulista nº 901
em frente ao prédio da Petrobrás - 15h

Tocantins
Concentração no Posto do Trevo 2,
caminhada na Avenida Tocantins, em Taquaralto, até a Praça da Igreja São Jose - 15h30

No dia 12 de março

Rio Grande do Sul
Porto Alegre - Largo Glênio Pires - 12h



Rede Brasil Atual - 5/3/2015
(Atualizada às 18h17 de 11/3/2015)

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1