Pular para o conteúdo principal

Luta por Caixa 100% pública continua intensa

Linha fina
Jornal <i>Valor Econômico</i> informa que capital não será aberto, mas empregados cobram audiência com governo e pronunciamento oficial sobre manutenção do banco público
Imagem Destaque

São Paulo – Apesar de a edição atual (dias 7, 8 e 9) do jornal Valor Econômico informar na capa que o governo desistiu de abrir o capital da Caixa Federal, a mobilização pelo banco 100% público continua intensa, com protestos nesta segunda 9.

De acordo com a nota, a medida será feita apenas na Caixa Seguros, empresa que mantém sociedade com a francesa CNP Assurances e da qual o banco detém 48,2%. Na avaliação do Planalto, diz o texto, a abertura de capital “seria um processo muito demorado, pouco lucrativo e ainda poderia paralisar os investimentos sociais da instituição”. O Planalto não se manifestou.

A reportagem do Sindicato tentou contato na manhã desta segunda-feira com a assessoria de imprensa da Caixa. No entanto, não houve retorno.

“Vamos continuar a mobilização até que o governo se pronuncie oficialmente sobre a manutenção da Caixa 100% pública. Cobramos ainda audiência com a presidenta Dilma, com o ministro Miguel Rossetto e com a presidenta do banco, Miriam Belchior”, ressalta Dionisio Reis, diretor executivo do Sindicato.

O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, acrescenta: “Abrir o capital não interessa aos brasileiros, mas apenas ao setor privado, que está incomodado com o protagonismo da Caixa”.

Novas mobilizações - Na sexta-feira 6, o Comitê Nacional em Defesa da Caixa 100% Pública se reuniu em Brasília (DF), na sede da Fenae, e definiu as próximas atividades na luta contra a abertura de capital do banco. Entre elas, destacam-se a criação de comitês estaduais, o agendamento de um “tuitaço” na semana do dia 23 e a produção de materiais de comunicação. Após a reunião, o Comitê protocolou ofício solicitando audiência com a presidente da Caixa.


Redação, com informações da Fenae – 9/3/2015

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1