Pular para o conteúdo principal

Banesprev: luta pela eleição da 7ª vaga no conselho

Linha fina
Essa é uma antiga bandeira de luta da Afubesp, em conjunto com os sindicatos; posto pertencia à Direp antes de sua extinção.
Imagem Destaque

São Paulo - A Afubesp protocolou no Banesprev, na terça-feira 17, um documento que trata da importância de realizar eleições para preencher a sétima vaga do Conselho Deliberativo, que pertencia à Direp antes de sua extinção.

Essa é uma antiga bandeira de luta da entidade, em conjunto com os sindicatos. Esse assunto teve a chance de ser resolvido durante reforma estatutária promovida pelo Banesprev recentemente, mas que, infelizmente, apenas acertou nomenclatura deixando de lado a questão principal. As alterações já foram aprovadas por Conselho Deliberativo e Diretoria Executiva e serão apresentadas aos participantes e assistidos durante assembleia extraordinária, no dia 25 de abril.

O documento é acompanhado por abaixo assinado com mais de 2% de assinaturas para que "seja apreciada em assembleia o requerimento de inclusão na reforma estatutária a obrigatoriedade de atualizar a representação de forma efetiva da 7ª vaga (3º membro de representação eleito pelos participantes) para que a mesma seja efetivamente preenchida.

No sentido de pressionar ainda mais pelo assunto, a Afubesp e o Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região encaminharam  também nesta quinta, dia 19, um documento na Previc (Superintendência de Previdência Complementar) requerendo que a autarquia determine que o Banesprev realize s eleição da sétima vaga para restabelecer a paridade e representatividade dos eleitos pelos participantes.

Em breve, a Afubesp irá disponibilizar os dois documentos - o enviado ao Banesprev e o encaminhado à Previc - para consulta dos colegas.

Histórico - Em 2009, a fim de realizar uma reforma estatutária com ajustes de redação e mudanças importantes em uma dezena de itens no Banesprev, o Santander mostrou de forma contundente seu desejo de extinguir esta vaga.

No entanto, a luta dos banespianos liderado pela Afubesp e sindicatos - e contra outros que consideraram o assunto banal e que votaram junto com o Santander e o Banesprev pela extinção da referida vaga-  não permitiu que o banco atingisse seu objetivo. Depois de mais de um ano de resistência, a Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar) aprovou a reforma, mantendo o artigo 27 do atual estatuto com redação original. Isto quer dizer que a vaga da Direp ainda existe, mas sem representante.

O mais curioso é que aqueles que votaram pela extinção da vaga, vem agora tentar vender a ideia de que são os verdadeiros defensores dessa manutenção da 7ª vaga.

“Nós só estamos discutindo esse assunto ainda hoje por conta da luta e resistência da Afubesp e dos Sindicatos que travaram uma batalha para manter o assunto na pauta”, diz Camilo Fernandes, presidente da Afubesp.

A eleição da sétima vaga significa o resgate da composição original com a paridade para garantir tranquilidade aos banespianos nas tomadas das decisões mais importantes, onde são necessários os votos de 2/3 do Conselho (alienação de imóveis, alterações de estatuto, mudança de regulamento dos planos, etc).


Afubesp - 19/3/2015

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1