Pular para o conteúdo principal

Agências digitais prejudicam gerentes do Itaú

Linha fina
Migração de clientes Uniclass e Personnalité para novo segmento afeta pontuação no Agir; Sindicato cobra revisão e pede que bancários enviem denúncias
Imagem Destaque

São Paulo – Há pelo menos seis meses o Itaú vem migrando clientes Personnalité e Uniclass para as agências digitais, que fazem atendimetno de forma online além do horário bancário. O processo começou no Personnalité, depois atingiu a rede Uniclass e está prejudicando a pontuação dos gerentes de agências convencionais no programa Agir.

“O banco pega a carteira de gerentes da agência e migra para agência digital e o gerente acaba ficando com uma carteira menor e consequentemente acaba se prejudicando, pois sua pontuação no Agir cai e a remuneração diminui”, explica a dirigente sindical Valeska Pincovai. “Não é justo o funcionário trabalhar para cumprir as metas e acontecer isto”, acrescenta.

O Sindicato cobra uma revisão do Agir, bastante criticado pelos bancários, pois dificilmente atingem a pontuação necessária para o recebimento de bônus, mesmo encarando a pressão diária e desmedida por resultados. “Não concordamos com a cobrança de metas abusivas e inalcançáveis e o assédio moral que é gerado pelo programa, levando muitos ao adoecimento”, critica Valeska.

O espaço cada vez maior que as agências digitais estão ocupando no mercado é outro ponto de preocupação do Sindicato. “A tendência é que o número aumente cada vez mais, e fica a pergunta já feita para o Departamento de Relações Sindicais do banco: o que acontecerá com os gerentes que ficaram nas agências de rua? Queremos a manutenção dos empregos”, enfatiza a dirigente sindical.

Outro problema relacionado às agências digitais é que o banco proíbe os dirigentes sindicais de frequentar o espaço onde os funcionários desse segmento ficam lotados, o que caracteriza prática antissindical, condenada pela Organização Internacional do Trabalho, órgão vinculado à ONU. “Não podemos entrar para conversar com os trabalhadores. Já reivindicamos isso ao banco e até o momento não foi resolvido. Queremos nosso direito de dialogar com os trabalhadores.”

O Sindicato solicita aos gerentes que estão enfrentando problemas como os descritos acima para que enviem relatos pelo 3188-5200 ou clicando aqui (escolha o setor "site"). O sigilo é absoluto.


Rodolfo Wrolli – 23/3/2015

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1