Pular para o conteúdo principal

Sua Saúde em 1º lugar chega a zona leste

Linha fina
Folder que alerta sobre problemas que podem ser causados pelo trabalho será distribuído em outras regiões da capital
Imagem Destaque

São Paulo – Conscientizar os bancários sobre o adoecimento causado pelo trabalho e informar como buscar ajuda e garantir direitos. Esse é o objetivo da campanha Sua Saúde em 1º Lugar por meio da qual o Sindicato distribui material informativo em agências e concentrações bancárias. Na quinta-feira 2 foi a vez da zona leste de São Paulo. O material foi distribuído nas regiões do Brás, Itaquera e São Miguel para bancários e clientes.

Sua Saúde em 1º Lugar alerta que a rotina nos bancos pode levar ao desenvolvimento de diversas doenças. Entre as mais comuns estão os transtornos mentais, como a depressão, e as LER/Dort (Lesões por Esforços Repetitivos e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).

Na categoria, em mais da metade dos afastamentos as causas são adoecimentos relacionados ao trabalho. De cada 10 bancários, oito declaram ter sentido ao menos um sintoma físico ou psicológico relacionado à profissão. A cartilha também lembra que o Estado assegura algumas garantias por meio das leis trabalhistas. Como no caso de afastamento pelo INSS, em que o funcionário tem estabilidade de 12 meses e a continuidade de recolhimento do FGTS.

A intenção é fazer com que os trabalhadores consigam identificar as condições de risco que podem ser denunciadas ao Sindicato e, no caso de sintomas de doenças, procurar um médico. Restando dúvidas o bancário pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde da entidade pelo [email protected] . “É importante que o trabalhador possa apontar os riscos e buscar ajuda. Mascarar problemas só maximiza o lucro do banqueiro ao custo da saúde do trabalhador”, apontou Dionísio Reis, secretário de Saúde do Sindicato.


Luana Arrais – 2/4/2015
 

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1