Pular para o conteúdo principal

BB deverá incorporar gratificação de supervisora

Linha fina
Decisão impacta não apenas no salário, mas também em verbas como 13º, PLR, hora extra, férias, dentre outros direitos trabalhistas
Imagem Destaque

São Paulo – O Tribunal Regional do Trabalho do Piauí condenou o Banco do Brasil a incorporar ao salário de uma funcionária valor referente à gratificação por função de confiança, do cargo de supervisora, exercido durante 11 anos.

A decisão altera entendimento da 3ª Vara de Teresina, onde o pedido da trabalhadora foi negado.

O relator do processo no TRT, desembargador Manoel Edílson Cardoso, considerou que pleo fato de a funcionária exercer por mais de 10 anos funções de confiança de caixa executivo e supervisora, tem assegurado direito à incorporação. “Frise-se que o exercício de função de confiança por vários anos impõe a incorporação do seu valor ao patrimônio do empregado, sob pena de ofensa ao princípio do direito adquirido”.

O Banco do Brasil terá, ainda, de acrescentar o “adicional de hora extra”, anteriormente chamado de “complemento de gratificação de função”, bem como parcelas vencidas e vincendas, a partir de abril de 2009, com reflexos sobre 13º salário, férias, abono de férias, licença-prêmio, anuênio, descanso semanal remunerado, PLR, FGTS e contribuições previdenciárias.

O banco ficou incumbido também de pagar honorários advocatícios à base de 15% sobre o sobre o valor corrigido da condenação.


Redação, com informações do Portal Nacional do Direito do Trabalho - 24/4/2015

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1