Pular para o conteúdo principal

Fórum discute condições de trabalho por regiões

Linha fina
Dirigentes sindicais da Caixa cobraram resposta de temas relativos a infraestrutura física de agências e concentrações, cobrança de metas e jornada de trabalho; banco se comprometeu a entregar novas agências com medidas de segurança já instaladas, como portas giratórias e biombos
Imagem Destaque
São Paulo – A Caixa atendeu antiga reivindicação dos empregados e garantiu que irá instalar portas giratórias e biombos nas novas agências a serem construídas a partir de maio. O compromisso foi estabelecido durante fórum regional de condições de trabalho que debateu pautas regionais e ocorreu nesta quarta-feira 29 .

Participaram dirigentes do Sindicato e da Apcef-SP, além de representantes das Superintendências Regionais Sé, Paulista, Baixada, do setor Jurídico e das gerências de filial logística (Giseg), de segurança (Giseg) e de gestão de pessoas (Gipes).

Foram discutidos temas integrados a dois eixos principais: infraestrutura física e de pessoas, e cobrança de resultados e jornada de trabalho. Os representantes dos trabalhadores expuseram à Gipes uma série de problemas e queixas de trabalhadores, como a falta de ar-condicionado no prédio da Cehob.

Também foi solicitado levantamento da situação das unidades da Caixa sobre acessibilidade para pessoas com deficiência. “A área responsável, que é a Gilog, se comprometeu a apresentar esses dados. Muitas unidades não contam com medidas de acessibilidade como rampas e piso tátil”, destaca o dirigente sindical Valter San Martin.

Foi cobrada ainda explicação a respeito da extinção de postos de trabalho nos cargos de vigilante, ascensorista, recepcionista e telefonista. Valter relata que a resposta dada pelo banco é que essa é uma determinação da matriz, mas a eliminação não foi de forma geral, apenas nos locais onde se verificou que não há necessidade.

“Exigimos que a Caixa garanta a segurança dos empregados e correntistas, porque eliminaram postos de vigilantes que são essenciais”, pontua Valter.

Os dirigentes sindicais também questionaram o banco quanto a falta de empregados. Valter ressalta que a última turma de aprovados foi admitida em janeiro, e destaca que aproximadamente dois mil bancários se desligaram devido ao plano de apoio a aposentadoria. “Substituindo os empregados que estão se aposentando, a Caixa ainda estará em déficit com nossas reivindicações que são de ampliação do número de postos de trabalho.”

Temas relativos a jornada de trabalho também foram discutidos , tendo em vista denúncias de extrapolação do tempo. Para isso foi cobrado o cumprimento da RH 35, que estabelece a respeito da jornada de trabalho. “Lembramos que a hora extraordinária é causada pela falta de empregados”, afirma Valter San Martin.

"As reuniões do fórum regional de condições de trabalho devem ser mensais e tratar de problemas locais e específicos", explica Valter San Martin. "É muito importante que o bancário que enfrenta problemas no seu local de trabalho denuncie direto com os dirigentes sindicais ou ao Sindicato", acrescenta o dirigente.  As denúncias devem ser feitas pelo 3188-5200 ou pelo Fale Conosco do site (clique aqui e escolha a opção Site). O sigilo será preservado.


Rodolfo Wrolli – 29/4/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1