Pular para o conteúdo principal

Dirigentes punidas pelo BB têm apoio do Sindicato

Linha fina
Diretoria manifesta solidariedade a duas representantes do funcionalismo, de São Paulo e de Alagoas
Imagem Destaque
São Paulo – A diretoria do Sindicato manifesta solidariedade à secretária-geral do Sindicato dos Bancários de Alagoas, Maria Arivoneide de Moraes, punida pelo Banco do Brasil em abril deste ano com afastamento por inquérito judicial. A medida pode levar à demissão da bancária e teve início em processo disciplinar instaurado pelo BB pela atuação da dirigente na defesa de concursados do banco. Ela tornou público a existência de vagas para novas nomeações, buscando assegurar que os aprovados tivessem sua contratação garantida, o que de fato ocorreu em alguns casos.

O Sindicato de Alagoas já tomou medidas jurídicas para reverter a decisão e reintegrar Arivoneide ao trabalho.

“Repudiamos os ataques à organização sindical, fundamental para mobilizar os trabalhadores e garantir direitos”, afirma o diretor executivo do Sindicato, Ernesto Izumi, reforçando que a entidade defende a reavaliação do processo e a reintegração da dirigente alagoense. “O Sindicato tem política permanente de defesa dos bancários contra os bancos em geral, que perseguem cipeiros e representantes sindicais, pressionam os trabalhadores a não participar das greves da categoria e criam locais de contingência para impedir a entidade de dialogar com os trabalhadores”, completa Ernesto.

Em São Paulo – O Tribunal Regional do Trabalho derrubou a liminar do Banco do Brasil que tentava impedir a posse da representante eleita pelos trabalhadores do BB para o Conselho de Administração (Caref) da instituição financeira, Juliana Públio.

O desembargador do TRT reconheceu que Juliana foi eleita de forma democrática e cumpre os requisitos para a função que pleiteou. No dia 28 de abril os integrantes do conselho de administração indicados pelo Ministério da Fazenda, pelo Ministério do Planejamento, acionistas minoritários e a representante eleita foram reconhecidos pela assembleia geral de acionistas.

O Conselho de Administração do BB toma as decisões mais importantes da empresa, e estratégicas, referentes a orçamento, investimentos, aquisições, criação e venda de subsidiárias, política de crédito, produtos e negócio, política de pessoal, participação nos resultados, destinação de dividendos, remuneração da diretoria etc.


Redação – 7/5/2015 
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1