Pular para o conteúdo principal

Sindicato realiza ato contra assédio no BB

Linha fina
Mesmo depois de ser afastado, superintendente regional continua a expor e constranger bancários
Imagem Destaque
São Paulo – O Sindicato promoveu manifestação em quatro unidades do Banco do Brasil contra o assédio que os funcionários estão sofrendo por um superintendente da regional norte. Além da própria regional, alocada em Campos Elísios, foram paralisadas na quinta-feira 14 as agências Vila Ester, Casa Verde e Freguesia do Ó. “Temos recebido muitas denúncias sobre esta mesma pessoa, ele trata os bancários com muita falta de respeito, expõe, constrange e ameaça”, contou Inês Ogando, diretora do Sindicato.

Segundo a dirigente (foto abaixo, no centro), os relatos dão conta de que em reuniões o superintendente desqualifica os trabalhadores chegando a questionar a honestidade deles. Os bancários também apontam situações de preconceito e machismo por parte do gestor. “Ele é reincidente, já foi denunciado e teve de ficar afastado por 30 dias quando trabalhava na regional nordeste”, acrescentou. Para a dirigente, a boa recepção dos bancários à manifestação é mais um indicativo da situação.

O Sindicato aguarda um posicionamento do BB. “Se ele já chegou a ser afastado, não entendemos porque não o mudaram de cargo. Está claro que não tem condições de lidar com pessoas e não admitimos que os trabalhadores sejam tratados desta forma, com tanta falta de respeito”, reforçou Inês lembrando que o assédio moral está ligado ao grande número de casos de afastamento por estresse e depressão na categoria.

Assédio – Assédio moral é a exposição repetitiva e prolongada dos funcionários a situações humilhantes e constrangedoras, durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. É praticado pelos chefes contra subordinados, ou entre colegas, interferindo na vida do trabalhador de forma direta, comprometendo dignidade e relações afetivas e sociais. O Sindicato dispõe de um canal de denúncias (clique aqui) que podem ser feitas também pelo site com garantia de sigilo. O programa é conquista dos trabalhadores após grande mobilização na Campanha 2010.


Luana Arrais – 14/5/2015
(Atualizado às 12h22 de 18/5/2015)
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1