Pular para o conteúdo principal

Terceirizados no Santander não recebem hora extra

Linha fina
Caso ocorre após funcionários da segurança terem de trocar de empresa para continuar atuando no banco
Imagem Destaque
São Paulo – Os trabalhadores da área de segurança no Santander estão vivendo uma situação que mostra as consequências da terceirização. Desde o começo do ano estão sem receber pagamento pelas horas extras. Esses funcionários terceirizados são contratados pela empresa Haganá e atuam na sede do Santander, conhecida como Torre, e nas concentrações da Rua Braúlio Gomes, Casa 1 e Casa 3.

No início de 2015 tiveram de sair da empresa que prestava o serviço para o banco para serem contratados pela Haganá, que passou a fazer a segurança desses locais.  “Eles já tiveram perda de direitos quando trocaram de empresa, já que para isso pediram demissão, perdendo as verbas rescisórias e multa de 40% do FGTS. Agora são prejudicados novamente e esta é uma das consequências da terceirização”, ressalta o diretor do Sindicato Welington Correa. “Como responsável pela contratação dessas terceirizadas, o Santander precisa tomar uma medida em relação às empresas que estão descumprindo a lei e exigir que elas respeitem os direitos dos trabalhadores.” Para o dirigente, a situação é mais um exemplo do quanto a terceirização irrestrita proposta pelo PL 4330 – aprovado pela Câmara Federal e agora aguardando votação no Senado como (PLC) 30/2015 – é maléfica para os trabalhadores.

“Os terceirizados ganham 25% menos que os empregados diretos, e no setor financeiro essa diferença é de 70%. Eles também trabalham, em média, três horas a mais por semana que os contratados. E o número de acidentes e mortes decorrentes do trabalho entre os terceirizados é alarmante: 3,4 vezes maior. A cada dez acidentes de trabalho, oito ocorrem com terceirizados.” Os dados, apontados pelo diretor do Sindicato, Anderson Pirota, são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).


Luana Arrais - 18/5/2015
 
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1