Pular para o conteúdo principal

Cenas urbanas inspiram mostra fotográfica

Linha fina
Registrar presença da natureza no meio urbano é uma das dicas para fazer a foto ideal e participar da mostra
Imagem Destaque
São Paulo – De tanto fazer o mesmo caminho todos os dias para ir e voltar do trabalho, acabamos não percebendo os detalhes da paisagem no trajeto. Mas para quem deseja participar da mostra Fotografe Sua Cidade, organizada pelo Sindicato, prestar atenção nas ruas onde se passa diariamente pode render a foto perfeita. Esta é uma das dicas do fotógrafo Mauricio Morais. “Se você observar melhor, com certeza verá muita coisa interessante”, apontou.

> Vídeo: fotógrafa dá dicas aos bancários

Uma comissão de fotógrafos, jornalistas e equipe da Secretaria Cultural do Sindicato irá selecionar dez imagens para a mostra, no final de cada mês. As fotografias serão expostas em uma galeria virtual no site do Sindicato e divulgadas nas redes sociais da entidade. Os bancários poderão votar e eleger sua imagem preferida. As vencedoras de cada mês (maio, junho e julho) serão as finalistas.

Em agosto, mês em que se comemora o Dia do Bancário (28), uma nova votação será feita para definir o campeão da mostra. Além da votação online, as dez imagens de cada mês também ganharão espaço no saguão do Edifício Martinelli, sede do Sindicato, onde ficarão expostas.

Outra dica do fotógrafo é tentar encontrar cenas da resistência da natureza no meio urbano, “como uma flor que surge no meio do concreto, plantas na selva de pedra”. Mauricio também sugere que mostrar os contrastes entre a arquitetura moderna e a antiga pode ser uma ótima opção para retratar a cidade. “Já os melhores horários para fotografar ao ar livre são entre às 9h e 11h e depois entre 15h e 17h, mas até mesmo a iluminação do meio-dia pode ser aproveitada em imagens com textura diferente”, indica.

Os autores das três fotos selecionadas serão premiados ao final da mostra. O bancário que fizer a melhor foto ganhará uma bicicleta 18 marchas e o segundo lugar um tablet Galaxy. Já o autor da terceira melhor imagem de acordo com a comissão julgadora receberá como prêmio hospedagem de um fim de semana nos chalés Estrela do Mar, em Ubatuba, com direito a acompanhante.

Participe – A mostra faz parte da comemoração dos 92 anos do Sindicato. Para participar é preciso ser bancário sindicalizado ou dependente maior de idade. Basta ler, preencher e assinar a ficha de inscrição e o termo de autorização do uso de imagens e enviar até três imagens com a descrição de cada uma para [email protected] a partir de 30 de abril até 10 de julho. O envio das imagens deve ser feito obrigatoriamente junto com os documentos preenchidos e assinados, caso contrário, a participação não será válida.

A foto pode ser de câmera fotográfica profissional, comum ou de um telefone celular, só é preciso que tenha resolução mínima de 150 dpi, até 20 Mb e a extensão deve ser jpg. São válidas imagens de São Paulo, Osasco e municípios da região que são representados pelo Sindicato.

Leia mais
> Fotografe sua cidade e concorra a prêmios


Luana Arrais - 18/5/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1