Pular para o conteúdo principal

Uso de e-mail causa demissão no Itaú

Linha fina
Sindicato cobra reversão da dispensa de bancária do Ceic acusada de uso indevido do endereço eletrônico do banco para encaminhar mensagens
Imagem Destaque
São Paulo – Por conta da utilização do e-mail corporativo o Itaú demitiu no início de maio uma funcionária da área comercial de crédito consignado por justa causa. A situação da bancária que atuava no Ceic – Torre WMS está sendo acompanhada pelo Sindicato que pediu a reversão da demissão. O Itaú alega que ela utilizou indevidamente o e-mail do banco ao encaminhar cópias de mensagens para seu endereço eletrônico pessoal, uma infração do código ética. No entanto, o Sindicato considera a demissão injusta.

Sergio Francisco, diretor do Sindicato, conta que em apuração constatou que o Itaú aplica o seu código de ética somente para alguns funcionários, “quando acha conveniente para justificar uma demissão arbitrária”. Nesse mesmo departamento, gestores já descumpriram o código de ética e as leis trabalhistas, obrigando seus funcionários a registrarem a saída no ponto eletrônico e continuarem a trabalhar sem receber horas extras. “Nem as funcionárias gestantes eram poupadas da extrapolação de jornada, a prática no departamento pode ser considerada escravidão”, destaca Sergio.

O dirigente alerta aos bancários do Itaú que tomem muito cuidado com as informações do banco, pois o uso indevido de e-mails e outras ferramentas fora do local de trabalho vêm gerando muitas dispensas por justa causa. O Itaú aproveita para alegar desvio de informações confidenciais, uma contradição numa instituição que defende a terceirização dos serviços que abre as portas para entrada de várias empresas em setores estratégicos do banco. “Na verdade, as terceirizadas prestam serviços pagando salários muito inferiores aos de bancários e não oferecem nenhum benefício aos seus trabalhadores”, lembra Sergio, ao ressaltar que a situação comprova que o discurso do sigilo e da preocupação com as informações internas é falso e só vale para punir os bancários na justificativa de demissões. “Muitos bancários por pressão e na intenção de contribuir para agilizar o trabalho, acabam levando tarefas para casa e estão sendo punidos por desviar informações sigilosas para fora do local de trabalho.”


Luana Arrais – 20/05/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1