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Bico calado é alternativa ao Fale Francamente

Linha fina
Programa do Itaú para avaliar gestores é uma “farsa” e deve ser denunciado ao Sindicato, uma vez que bancários estão sendo ameaçados quando falam a verdade ou quando não respondem
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São Paulo – O Itaú mais uma vez está pisando na bola com a metodologia do Fale Francamente, pesquisa interna de satisfação. Entre as perguntas, estão avaliações dos gestores da área, meritocracia, ambiente de trabalho. No entanto, quem responder a verdade é punido e quem não responder, também. A saída é a direção do banco reorientar gestores assediadores que não aceitam críticas.

Na pesquisa, o gestor recebe uma nota de acordo com a avaliação dos trabalhadores. Se o percentual de satisfação for baixo, os avaliadores são identificados e cobrados. “Gestor com avaliação ruim tem assediado bancários, ameaçando seus empregos. Nós também temos nossa avaliação: o Fale Francamente é uma farsa”, protesta a diretora executiva do Sindicato Marta Soares. Denúncias sobre o programa já foram feitas em 2013, mas as queixas continuam.

O dirigente sindical Sergio Lopes, o Serginho, orienta que os bancários do Itaú não respondam à pesquisa do banco, uma vez que poderão sofrer represálias. “O login para acessar a pesquisa é nada menos que o CPF do funcionário. Portanto, é fácil a identificação e não é possível confiar no sigilo garantido pelo banco. Além de desmascarar o Fale Francamente enviando as denúncias ao Sindicato, os trabalhadores também podem fazer suas críticas sobre a gestão, supervisão e dificuldades no ambiente de trabalho, como assédio moral e falta de segurança, problemas com o mobiliário, ar-condicionado, entre outros tantos”, informa. “O sigilo será mantido e dirigentes sindicais entrarão em contato com o Itaú para resolver e melhorar a qualidade de vida para os bancários”, explica o dirigente.

Denúncias podem ser feitas pessoalmente aos representantes sindicais, pelo 3188-5200, no setor “site” do Fale Conosco (clique aqui) e ainda por mensagem direta nas redes sociais da entidade que representa os bancários: Twitter e Facebook.


Gisele Coutinho – 27/5/2015
 
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