Pular para o conteúdo principal

Vote "sim" pela 7ª vaga no conselho do Banesprev

Linha fina
Plebiscito vai de 15 a 25 de junho e os kits com a cédula, instruções para votação e envelope de carta-resposta já estão sendo enviados aos participantes
Imagem Destaque
São Paulo - O plebiscito que irá deliberar sobre a eleição da sétima vaga do Conselho Deliberativo do Banesprev vai de 15 a 25 de junho. Os kits com a cédula, instruções para votação e envelope de carta-resposta já estão sendo enviados aos participantes dos planos I, II, III, IV, V e Pré-75 do fundo. A consulta é feita exclusivamente por Correio.

São duas perguntas na cédula. A primeira tem relação com a proposta já aprovada pelo Conselho Deliberativo que traz adequações sugeridas pelo Banesprev e patrocinadora (Santander) e algumas alterações exigidas pela Superintendência de Previdência Complementar (Previc), visando adequações exigidas pelo Código Civil. A proposta teve veto na assembleia em duas questões, o § 2º do artigo 27 e o caput do artigo 34.

A segunda pergunta do plebiscito trata da reivindicação encabeçada pela Afubesp sobre tornar elegível a sétima vaga. A proposta da representação é que a alteração do artigo 27º contemple em sua redação a formação do Conselho Deliberativo por quatro indicados pela patrocinadora e três sejam eleitos diretamente pelos participantes, devolvendo ao fundo a concepção que permite maior representação.

O Sindicato e a Afubesp orientam voto "sim" para os dois casos.

A realização do plebiscito foi deliberada em assembleia geral em 25 de abril. Caso seja aprovada, a proposta para tornar eletiva a sétima vaga - que antes pertencia à Direp - será submetida à homologação da diretoria do Santander e à Previc.

Sétima vaga - A Afubesp é defensora histórica da pauta desde sempre, promovendo abaixo-assinado e travando uma verdadeira batalha para manter a causa em debate.

Em 2010, encampou junto com os sindicatos uma forte luta para barrar o objetivo do banco de reduzir a representação dos participantes no Conselho Deliberativo, já que seria um contrassenso dar ao Santander permanentemente os 2/3 no Conselho para decidir assuntos importantes como alterações estatutárias e regulamentos. Naquela época, em 2009, o banco mostrou sua intenção de extinguir a vaga por meio de uma reforma estatutária com ajustes de redação e mudanças importantes em diversos itens. Os trabalhadores conseguiram resistir mantendo a vaga ainda que sem representante e agora, graças a esta mobilização, têm a oportunidade de dar um grande passo a fim de conquistar este objetivo.

Com a eleição da vaga, será resgatado o equilíbrio de forças e paridade na composição do colegiado, garantindo assim mais tranquilidade aos banespianos quanto à tomada de decisões sobre assuntos que terão impacto no fundo. Portanto, destacamos a importância da participação maciça dos colegas nesta importante decisão.


Afubesp - 15/5/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1