Pular para o conteúdo principal

Demissões por justa causa assustam na Itaucred

Linha fina
Trabalhadores estão sendo acusados de conceder crédito indevidamente; Sindicato cobra explicações
Imagem Destaque
São Paulo – O Sindicato está recebendo denúncias de que bancários da Itaucred – financeira do grupo Itaú especializada em automóveis – estão sendo demitidos por justa causa sob a justificativa de liberar crédito indevidamente. Somente no mês de junho já ocorreram três dispensas e outros funcionários são alvo de auditoria pela inspetoria da instituição.

“Os trabalhadores nos informaram que são chamados na inspetoria e são humilhados e pressionados a responder sobre acusações sem fundamento, já que trabalham com crédito e financiamento de automóveis há muito tempo”, explica a dirigente sindical Valeska Pincovai. “O banco alega que estão liberando crédito indevidamente e que documentos apresentados não estão de acordo com as regras. Porém, se algo mudou nos procedimentos do serviço, os funcionários não foram treinados e nem alertados”, completa.

Os trabalhadores que não eram bancários foram internalizados na Itaucred e contratados pelo Itaú no final de 2014. Agora se sentem iludidos pelo banco e dizem que antes não sofriam tamanha pressão. Segundo Valeska, alguns estão pedindo demissão e outros, que escolhem permanecer na instituição, não conseguem liberar mais nenhum crédito para os clientes por medo, o que faz com que corram risco de corte por não baterem as metas estabelecidas.

“Achamos que seríamos valorizados e respeitados por uma instituição tão respeitada e é isso que eles oferecem em troca de tanta dedicação?”, questiona um dos funcionários da financeira. “Como vou encarar minha esposa e meu filho sendo acusado deste jeito, chamado de ladrão”, desabafa outro que é alvo da inspetoria da Itaucred.

O Sindicato cobrou explicações do banco e solicitou treinamento adequado para os trabalhadores. “Questionamos sobre as demissões e disseram que elas ocorreram por fraudes nas documentações e que novos funcionários serão contratados. Também solicitamos que, se houverem mudanças nos procedimentos para liberação de crédito, os funcionários sejam devidamente treinados”, declarou.

Valeska ainda alerta para que os bancários fiquem atentos ao Código de Ética do banco e, em caso de demissões por justa causa, procurem o Sindicato. “É importante que fiquem atentos: o famoso Código de Ética do Itaú Unibanco está sendo usado para justificar muitas demissões por justa causa em todo o país. Neste caso, o bancário deve procurar o Sindicato imediatamente para que possamos tomar as medidas jurídicas necessárias”, enfatiza a dirigente sindical.


Felipe Rousselet – 17/6/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1