Pular para o conteúdo principal

Conquistada isenção de tarifas no Santander

Linha fina
Avanço foi assegurado durante reunião do Comitê de Relações Trabalhistas. Bolsas para pós-graduação serão disponibilizadas a partir do dia 22
Imagem Destaque
São Paulo – Uma das mais antigas reivindicações do movimento sindical foi atendida pelo Santander: a isenção da cobrança de tarifas para os trabalhadores da ativa e aposentados. O avanço foi assegurado na reunião do Comitê de Relações Trabalhistas (CRT) ocorrida na quinta 18, na sede do Sindicato.

Maria Rosani, diretora executiva do Sindicato, destaca que esse avanço estava apalavrado à época em que o Santander adquiriu o Banespa, mas não era estendido a todos os funcionários. ”Agora vale para todos os bancários do conglomerado. Esperamos agora avançar em outros temas de nossa pauta específica.”

A isenção vale para o chamado pacote de serviços Conta Combinada Funcionários.

Jeito Certo – Outro tema da reunião foi o programa Jeito Certo, que pretende mudar a lógica de abordagem dos bancários junto aos clientes, passando a oferecer produtos de acordo com o perfil e a necessidade de cada usuário.

“O modelo implantado em janeiro deveria servir para evitar a cobrança de meta abusiva. No entanto, há gestores pressionando trabalhadores a ‘empurrar’ produtos. Além disso, mesmo o funcionário negociando todas as opções do Jeito Certo não atinge a pontuação do Super Rankig que determina o quanto ele ganhará de remuneração variável.”

Os representantes do banco afirmaram que o modelo será avaliado ao final do primeiro semestre. A instituição vai apresentar os resultados aos trabalhadores e também analisará as críticas feitas.

Jornada – Os sindicalistas cobraram respeito à jornada de trabalho dos bancários. Eles denunciaram a ocorrência de banco de horas “negativo”, no qual em dias de menor movimento o funcionário é orientado a sair mais cedo e compensar esse tempo em dias de pico. Além disso, há locais em que, para dar conta da demanda, o empregado assinala o ponto, mas permanece no trabalho.

“Deixamos claro que o Sindicato não aceita o banco de horas. E que se o bancário fica além da jornada sem fazer o registro é pela falta de mão de obra e da proibição do banco de fazer horas extras”, diz Maria Rosani. ”Cobramos do Santander melhoria nas condições de trabalho. E orientamos os funcionários a não permanecerem no local sem o registro do ponto, pois isso pode gerar demissão.”

O negociador do Santander disse que irá apurar as denúncias.

Conta universitária – Outra reivindicação atendida pela instituição refere-se aos períodos de abertura das contas universitária, notadamente em fevereiro e agosto. Para garantir o respeito aos direitos dos funcionários, a instituição emitirá cartilha com todos os procedimentos a serem tomados nas unidades para evitar a extrapolação da jornada.

Mais contratações – Os dirigentes sindicais voltaram a reivindicar que o Santander  pare de demitir e contrate mais trabalhadores, principalmente para as agências. Em muitos casos, gerentes-gerais e administrativos são responsáveis por mais de uma unidade. O Santander ficou de averiguar a situação.

Os sindicalistas reivindicaram que as contratações respeitem raça, gênero e trabalhadores com deficiência.

Também foi denunciado desvio de função de menor aprendiz e estagiário. Em alguns locais, esses jovens são colocados para vender produtos a clientes. O Santander ficou de checar a denúncia, e informou não concordar com a prática e que reorientará os gestores.

Agência de negócios – O banco espanhol recusou a reivindicação de ampliar a seguranças nas chamadas agências de negócios. O Sindicato não concorda com essa postura e vai insistir no assunto.

“Tanto trabalhadores quanto clientes estão expostos à ação de bandidos. O banco atua por concessão pública e tem de zelar pelo bem-estar das pessoas e voltar a garantir a prestação de todos os serviços à população.”

Bolsa de estudos – De acordo com os representantes do Santander, por problemas no sistema as 800 bolsas de estudos pra pós-graduação não foram disponibilizadas aos trabalhadores em 15 de junho. O novo prazo para o pedido começa na segunda 22 e se encerra no final da terceira semana de julho.


Jair Rosa – 19/6/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1