Pular para o conteúdo principal

Empregados devem cobrar mudanças no Psic

Linha fina
Direção do banco afirma desconhecer problemas no processo seletivo ao banco de habilitados e que não há reclamações de quem se submeteu ao exame
Imagem Destaque
São Paulo – Os empregados que se sentiram prejudicados com a prova realizada em abril, referente ao Processo Seletivo Interno por Competência (Psic) para compor o chamado banco de habilitados, devem enviar mensagens de protesto à direção da Caixa Federal.

“As reclamações devem ser feitas por meio dos canais internos do banco público. Isso é necessário porque os representantes da Caixa afirmaram à Comissão Executiva dos Empregados não haver problemas na prova realizada em abril. E a evidencia disso seria o fato de a empresa não ter recebido nenhuma manifestação contrária de quem fez o exame”, explica o diretor executivo do Sindicato Dionísio Reis.

Entre os problemas apresentados ao banco pelo movimento sindical estão: conteúdo diferente do solicitado para ser estudado, dificuldade na visualização da prova, questões erradas e mal redigidas e não permissão aos trabalhadores ingressarem com recurso.

Outra questão é a trava de seis meses que veta o bancário de participar de novo processo por seis meses. Nesse caso, a Caixa informa não haver impedimento, mas o modelo atual prevê realização de apenas uma prova de conhecimento por semestre.

O que é – O banco de habilitados configura-se em cadastro de pessoas em condições de preencher cargos comissionados na medida em que são disponibilizados pelo banco.

Os empregados reivindicam negociação para melhorar o processo e propõem algumas alterações: a prova ser objetiva e habilitar quem alcançar 70% de acerto, não haver inclusão de questões que não constem no edital de convocação e a possibilidade de o bancário recorrer do resultado quando se sentir prejudicado.

“Não somos contrários ao processo seletivo, mas é fundamental ser aprimorado com todos tendo chances de buscar futura promoção”, acrescenta Dionísio. 


Jair Rosa – 22/6/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1