Pular para o conteúdo principal

Apoiados pela Afabesp votam contra trabalhadores

Linha fina
Deliberação durante reunião do conselho deliberativo tinha relação com resgate de reservas do Plano II para quem deixar o Banesprev
Imagem Destaque
São Paulo - A reunião do Conselho Deliberativo do Banesprev, realizada na quinta 18 de junho, mostrou a verdadeira face dos conselheiros eleitos, apoiados pela Afabesp. Eles votaram contra os participantes do Plano II, mas ironicamente foram vencidos pelos indicados da patrocinadora.

O assunto tem relação com resgate de reservas do Plano II para quem deixar o Banesprev (demissão e portabilidade, por exemplo). De acordo com o regulamento atual, pessoas nessas condições podem levar consigo 85% da sua reserva de poupança, ou seja, apenas a parte que o participante contribuiu durante o tempo.  O ideal seria que todos pudessem levar a reserva matemática (parcela dos participantes mais a parcela paga pelo banco), o que não é permitido. Para obter um valor maior, a praxe é migrar para o Plano III – onde é possível resgatar 100% da reserva de poupança.

Importante lembrar que o Plano III está fechado para adesão dos funcionários do banco, mas não para migração dos oriundos do I e II. No entanto, a Previc (Superintendência de Previdência Complementar) ordenou o fechamento total do referido do III.

A sugestão dos eleitos do Comitê Gestor do Plano II, que também foi defendida pelos suplentes no Conselho Deliberativo do Banesprev (todos apoiados pela Afubesp) na reunião é que seja alterado de 85% para 100% o resgate da reserva dos participantes do II.

Os indicados do banco no colegiado votaram a favor da mudança do regulamento ao contrário dos eleitos, representantes da Afabesp. Apesar da inversão de papéis, a proposta foi aprovada no Conselho Deliberativo e uma assembleia para homologar a decisão será realizada em 15 de agosto, com local e horário ainda a ser definidos.

“Essa proposta visa apenas ajudar os participantes que perderam o emprego ou desejam sair do plano por algum outro motivo. Porém, o que percebemos na reunião é que os conselheiros eleitos desconhecem o plano e a realidade dos empregados do banco Santander”, comenta Walter de Oliveira, suplente no Conselho Deliberativo e secretário-geral da Afubesp.

O presidente da Afubesp, Camilo Fernandes, que também é suplente no colegiado, explica que outro objetivo da mudança é evitar uma corrida desenfreada por migração do pessoal do Plano II que ainda está na ativa e teme ser demitido. “Depois dessa demonstração de total desconhecimento do dia a dia do bancário e de votarem contra os interesses dos trabalhadores, alertamos os colegas na importância de escolher corretamente a quem dar procurações na assembleia que debaterá o assunto”, frisa Fernandes.


Afubesp - 24/6/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1