Pular para o conteúdo principal

Itaú joga problemas sobre reabilitação em gestores

Linha fina
Em apresentação de programa sobre readaptação de bancários que adoeceram e voltaram às atividades após afastamento, banco responsabiliza gestores por falta de sucesso
Imagem Destaque
São Paulo – Reabilitação é coisa séria. Um trabalhador que fica afastado por problemas de saúde precisa ser acompanhado em seu retorno. Não dá para manter o mesmo ritmo de trabalho após adoecer e entrar em depressão por conta das metas abusivas. Nem digitar na mesma velocidade depois de uma LER/Dort. Ou ficar no atendimento de uma agência depois de sofrer um assalto e adquirir doença psicológica.

Todos esses problemas deveriam ter sido debatidos em reunião que o Itaú realizou na terça-feira 23 com a Comissão de Organização dos Empregados (COE), mas não foi o que ocorreu.

O Sindicato cobra que os bancos respeitem a limitação do bancário e que após o afastamento passe por programa eficiente de reabilitação. O que foi apresentado pelo banco na terça-feira apontou inclusive redução da jornada de trabalho. “Mas sabemos que é apenas teoria. Temos inúmeras denúncias de bancários que voltam ao trabalho e são pressionados, assediados. Desconhecemos casos de funcionários que tenham passado pelo programa com êxito”, relata Valeska Pincovai, dirigente sindical. “Durante a reunião, várias vezes apontamos os problemas e o representante do Itaú respondeu que muitas vezes o programa de readaptação não dá certo por culpa do gestor e não do banco. Ora, mas é a direção do Itaú quem orienta o gestor. Logo, a instituição financeira deve se responsabilizar e monitorar melhor o trabalho de seus gestores”, alerta.

Entre as denúncias que chegam ao Sindicato estão as de funcionários do Telebloqueio, que funciona no Centro Administrativo Tatuapé (CAT). “No local, o banco isola diversos trabalhadores que foram afastados e retornaram ao trabalho, mas num ritmo muito intenso e com assédio moral”, explica o dirigente sindical Sergio Francisco. Segundo ele, não é o único local. “Em outra unidade do Itaú, um funcionário seria reavaliado após a readaptação, mas antes da data marcada foi demitido. Agora, estamos reivindicando sua reintegração.”

O programa de readaptação apresentado pelo Itaú será analisado pelos sindicatos.


Gisele Coutinho – 24/6/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1