Pular para o conteúdo principal

Alô, banqueiro! SaúdeéBRA

Linha fina
Campanha de valorização cobra participação de sindicatos no Programa de Retorno ao Trabalho e assunto está na pauta da negociação do dia 16
Imagem Destaque

São Paulo – A campanha de valorização dos funcionários do Bradesco é nova, acabou de ser lançada, mas na lista de reivindicações também existem demandas que são continuidade de campanhas anteriores. O Programa de Retorno ao Trabalho é um exemplo e será um dos assuntos tratados na negociação marcada para o dia 16.

“A prioridade é a saúde do bancário. Queremos negociar com a direção do Bradesco que o programa siga a cláusula 44 da Convenção Coletiva de Trabalho, que regra o programa de reabilitação profissional, e que a participação dos sindicatos em todo o processo esteja garantida no documento”, explica Walcir Previtale, secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT e bancário do Bradesco.

O objetivo é proteger o bancário afastado com um retorno gradativo à rotina. A jornada de trabalho, por exemplo, deve ser adequada de acordo com o afastamento. Outra questão são as metas. “O funcionário que retorna não deve ser cobrado da mesma forma de antes do afastamento, principalmente se foi esse o fator que o adoeceu. O programa só será eficiente se evitarmos o que já presenciamos: o trabalhador que volta, muitas vezes, em virtude de sua nova condição, é colocado numa mesa de frente pra uma parede e lá fica, sem função, isolado do convívio com os colegas”, critica Walcir.

A campanha de valorização defende que as condições e o ambiente de trabalho devem se adequar a esse trabalhador que está voltando, e não o contrário.

INSS – O dirigente sindical esclarece que o público-alvo do Programa de Retorno ao Trabalho deve ser o funcionário que está voltando e que esteve afastado. Quem está licenciado pelo INSS deve ficar afastado, sem interferência do banco durante seu afastamento e tratamento, pois neste caso, seu contrato de trabalho está suspenso.

Leia mais
> No Bradesco, bancáriocoBRAdo


Gisele Coutinho – 1º/7/2015

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1