Pular para o conteúdo principal

Debate com Guilherme Boulos e Christian Dunker

Linha fina
Evento gratuito na Quadra dos Bancários discutirá atuais impasses da esquerda no Brasil e fontes da onda conservadora na sociedade
Imagem Destaque
São Paulo – “Avanço conservador e formas de resistência”, esse é o tema do debate que irá reunir Guilherme Boulos e Christian Dunker na Quadra dos Bancários (Rua Tabatinguera, 192) no dia 6 de julho, segunda-feira, às 19h. O evento marca o lançamento dos livros De que lado você está? - Reflexões sobre a conjuntura política e urbana no Brasil, de Boulos, e Mal-estar, sofrimento e sintoma - uma psicopatologia do Brasil entre muros, de Dunker.

Dirigente nacional do MTST, militante da Frente de Resistência Urbana e professor de Filosofia e Psicanálise, Boulos propõe em seu livro saídas à esquerda para os desafios que a atual conjuntura brasileira oferece. Além de textos inéditos, a obra traz artigos da sua coluna no site do jornal Folha de S. Paulo. O posfácio foi escrito por André Singer e o texto das orelhas por Leonardo Sakamoto.

Já o livro de Dunker analisa a sociedade brasileira por intermédio da privatização do espaço público que transforma a própria vida em formas de condomínio, com seus regulamentos, síndicos, gestores e muros. O psicanalista e professor do Instituto de Psicologia da USP acredita que os sonhos de condomínio fechado produzem monstros. Para ele, o “novo espírito do capitalismo” acaba nos impedindo de reconhecer o desejo de liberdade. O prefácio é do filósofo Vladimir Safatle e a orelha foi escrita por José Luiz Aidar Prado.

Com mediação da jornalista Laura Capriglione, os autores farão uma argumentação recíproca de seus livros à luz dos atuais impasses da esquerda no Brasil. O debate é gratuito e não necessita de inscrição prévia. A organização é do Sindicato dos Bancários, Faculdade 28 de Agosto e editora Boitempo com apoio da Apeoesp.


Luana Arrais – 2/7/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1