Pular para o conteúdo principal

Aliança pelos bancos públicos reúne-se no Peru

Linha fina
Encontro realizado na capital Lima congrega representantes de Sindicatos de toda América Latina
Imagem Destaque

São Paulo – Representantes de sindicatos de países como Brasil, Argentina, Peru, Uruguai, Costa Rica, Paraguai e Chile estão reunidos em Lima, capital do Peru, para o Seminário Internacional dos Bancos Públicos, uma iniciativa da Aliança Latino-Americana em Defesa dos Bancos Públicos. O encontro teve início na terça-feira 14 e vai até quinta 16, quando será realizada uma grande mobilização contra a ameaça de privatização da instituição estatal peruana, Banco de La Nación.

Criada em novembro de 2014, com a primeira reunião realizada em Buenos Aires, a Aliança Latino-Americana em Defesa dos Bancos Públicos surgiu com o objetivo de defender os trabalhadores e debater a centralidade do papel dessas instituições no crescimento sustentável da América Latina, com atuação de fomento e desenvolvimento social, assim como nos processos de integração regional.

Representando o Sindicato, participam do seminário os dirigentes e trabalhadores de bancos públicos brasileiros: Dionísio Reis Siqueira (Caixa); Francisco Pugliesi (Caixa); e Claudio Luis de Souza (Banco do Brasil).

“Esse encontro é um reconhecimento de que o papel dos bancos públicos para o crescimento da América Latina não acabou, como defendem os neoliberais. Pelo contrário, deve ser ampliado e fortalecido. Queremos bancos públicos com controle social e gestão participativa dos empregados”, diz Claudio Luis.

Para Dionísio, a aliança latino-americana, além de ser uma forma de solidariedade com a luta dos bancários de bancos públicos de outros países, também é uma importante estratégia na defesa das instituições brasileiras. “Após a primeira reunião da Aliança Latino-Americana em Defesa dos Bancos Públicos, e o anúncio de que poderia acontecer a abertura de capital da Caixa, nosso Sindicato se lançou na campanha por uma Caixa 100% pública”, acrescenta o dirigente da Caixa Federal.

Como resultado do seminário, será elaborado um documento que explicará a atual situação dos bancos públicos latino-americanos, além de trazer propostas para fortalecer ainda mais o papel deles no desenvolvimento da região.

Leia mais
> Criada aliança em defesa dos bancos públicos


Felipe Rousselet – 14/7/2015

seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1