Pular para o conteúdo principal

Sindicato cobra Belchior sobre remanejamento

Linha fina
Em áudio de reunião vazado, presidenta da Caixa Federal fala em redistribuir empregados ao invés de convocar concursados para preencher vagas em agências e concentrações
Imagem Destaque
São Paulo – O Sindicato cobra um posicionamento da presidenta da Caixa Federal, Miriam Belchior, sobre um áudio amplamente divulgado nas redes sociais na quarta-feira 29, no qual ela supostamente defende remanejamento de empregados com base no desempenho das agências. Logo após tomar conhecimento do áudio, Sindicato e Contraf/CUT solicitaram, por meio da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), uma audiência com Miriam Belchior.

“O que defendemos e lutamos diariamente é a convocação de concursados aprovados nos concursos do banco público para a melhoria dos serviços prestados à população, sem sobrecarregar ou desfalcar agências e departamentos”, ressalta o diretor executivo do Sindicato e membro da CEE, Dionísio Reis.

> População adere à luta por contratações na Caixa

No áudio, a presidenta do banco público fala sobre a reposição dos mais de 3 mil trabalhadores que deixaram a empresa por meio do Plano de Apoio à Aposentadoria (PAA): “Decidimos fazer um remanejamento de pessoas a partir de um estudo que a Depes e a Degan fizeram em cima da produtividade das agências e a partir da avaliação de onde está mais desequilibrada essa questão de empregados. A gente acredita que até o final de julho consiga fazer todo esse remanejamento para equacionar o que a gente sabe que é um problema importante para o conjunto das agências e filiais”.

O Sindicato entrou em contato via e-mail nesta quinta-feira 30 com a assessoria de imprensa da presidência da Caixa, questionando a autenticidade do áudio. De acordo com a assessoria, o conteúdo correto do áudio seria este: “Nós decidimos fazer um remanejamento de pessoas a partir dos estudos que a Vipes, a Depes e a Degan fizeram em cima da produtividade das agências. E a partir da avaliação que o Valtinho tem de onde está mais desequilibrada essa questão de empregados. Então isso vai ser feito por remanejamento, essa reposição, e nós abrimos o BIM pra isso. Disponibilizamos - terminou semana passada, se eu não me engano - a manifestação de interesse de empregados pra mudar de agência e a gente acredita que até o final de julho a gente consiga fazer todo esse remanejamento pra equacionar o que gente sabe que é um problema importante para o conjunto das agências e filiais também”.

A Caixa Econômica Federal informou, ainda, que o áudio refere-se à reunião de trabalho interna realizada pela presidência da instituição com gestores do banco da região Nordeste. E ressalta que o áudio é um pequeno trecho da fala de Miriam Belchior, “sem contextualização com as demais informações e discussões da reunião que teve mais de 2h de duração. O material foi gravado e divulgado sem autorização da Caixa”.

Dia Nacional de Luta – Falta pouco mais de uma semana para o Dia Nacional de Luta por Contratação Urgente na Caixa. Em 6 de agosto, empregados, concursados, clientes e usuários prometem realizar mobilizações em todo o país, nas unidades do banco e nas redes sociais. O documento para coleta de assinaturas em apoio a contratações na Caixa está disponível (aqui). Após preenchido, deve ser encaminhado ao Sindicato. No dia da manifestação a hashtag #MaisEmpregadosJá deve movimentar o microblog Twitter. 


Redação, com informações da Fenae – 30/7/2015
* Atualizada às 18h08 de 30/7/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1