Pular para o conteúdo principal

Funcionários do BB entregam pauta específica

Linha fina
Um dos grandes desafios é quebrar lógica que piora condições de trabalho e provoca o adoecimento
Imagem Destaque
São Paulo – O número insuficiente de bancários, com a consequente piora nas condições de trabalho, provoca o adoecimento do funcionalismo. Quebrar essa lógica perversa é um dos grandes desafios da luta dos trabalhadores do Banco do Brasil, que na terça-feira 11 entregaram a pauta de reivindicações específicas da Campanha 2015 à direção da instituição financeira.

“Reivindicamos, além da reposição imediata das 5 mil pessoas que saíram por meio do Plano de Aposentadoria Incentivada (PAI), a ampliação do quadro de funcionários. A situação na quase totalidade dos departamentos é caótica, com muitas pessoas sobrecarregadas e adoecendo por conta disso”, afirma o diretor do Sindicato e integrante da Comissão de Empresa dos Funcionários João Fukunaga. “As condições inadequadas de trabalho impostas pelo BB afeta também a Caixa de Assistência (Cassi), que arca com despesas de tratamentos de saúde, e também a Previdência Social, responsável pelo pagamento dos benefícios de quem se afasta.”

Além da ampliação do quadro de trabalhadores, constam da pauta aprovada no 26º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil questões relativas à caixa de previdência (Previ), como o fim do voto de Minerva; melhoria no PCR (Programa Complementar de Remuneração); aprimoramento de processo seletivo interno para as promoções e fim dos descomissionamentos, entre outras propostas.

Os debates da Caixa de Assistência (Cassi) não serão feitos durante as negociações da Campanha 2015, mas em reuniões específicas entre representantes da ativa, dos aposentados e do Banco do Brasil.

Fenaban - A pauta geral da categoria, com reivnidicações para renovação da Convenção Coletiva de Trabalho, foi entregue para a federação dos bancos (Fenaban) também nesta terça 11 (leia mais aqui).


Jair Rosa – 11/8/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1