Pular para o conteúdo principal

Segue descaso do Santander com a segurança

Linha fina
Sindicato mantém paralisação de agência que funcionava sem vigilantes armados e demais medidas de segurança, o que é proibido pela lei 7.102/83; local foi alvo de sete assaltos e um arrombamento nos últimos dois anos
Imagem Destaque
São Paulo – O Santander continua irredutível em atender as reivindicações de trabalhadores e clientes por mais segurança em uma agência na zona sul da capital paulista, o que tem motivado o Sindicato a manter a unidade fechada desde o dia 29 de julho. Nesta quarta-feira 12 completam-se 15 dias de protesto.

A unidade em questão teve os vigilantes dispensados e a porta giratória com detector de metal retirada desde que o Santander resolveu adotar no local a nova configuração de “agência de negócios”, que também priva dos usuários o serviço de atendimento nos caixas.

Detalhe: o local sofreu sete assaltos nos últimos dois anos. E no sábado 1º houve ainda um arrombamento dos caixas eletrônicos.  A lei 7.102/1983, que regulamenta a segurança em estabelecimentos financeiros, proíbe que uma agência funcione sem seguranças armados e outras medidas para impedir roubos.

Além da paralisação, o Sindicato vem realizando um abaixo assinado que já conta com centenas de adesões de clientes e usuários cobrando mais comprometimento do banco com a segurança. A unidade é responsável pelo pagamento de mais de mil funcionários do hospital Dante Pazzanese, que se mostram solidários com o protesto e insatisfeitos com a precarização da agência, informa a dirigente sindical Wanessa de Queiroz.

“Ao assinar o documento, muitos clientes relataram que estão insatisfeitos com o atendimento e alguns até afirmaram que gostariam de trocar de banco. Além de não cumprir com a lei de segurança bancária, o Santander tenta economizar expondo clientes e bancários à violência, e ainda por cima não disponibiliza serviço de caixas, o que discrimina uma grande parcela da população”, critica Wanessa. “Isso é um desrespeito com os clientes e bancários. O Santander é uma concessão pública e deve atender a todos os clientes, indistintamente”, acrescenta.

Pouco investimento – Apesar dos lucros bilionários, os bancos investem pouco na segurança. Segundo dados do Dieese com base nos balanços das próprias instituições, Itaú, BB, Bradesco, Caixa e Santander apresentaram lucros de R$ 60,3 bilhões em 2014. Já as despesas com segurança e vigilância somaram R$ 3,7 bilhões, o que representa média de 6,1% em comparação com os lucros obtidos.


Rodolfo Wrolli – 12/8/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1