Pular para o conteúdo principal

Ministério Público recomenda que Caixa anule PSIC

Linha fina
Órgão acatou denúncias de irregularidades na avaliação feita pela instituição para constituir banco de habilitados para cargos comissionados
Imagem Destaque
São Paulo – Após o movimento sindical ter apontado falhas no PSIC (Processo de Seleção Interna por Competência) e reivindicado sua suspensão junto à Caixa Federal, agora é o Ministério Público do Trabalho (MPT) no Distrito Federal quem recomenda a anulação de todo o programa.  A notificação foi encaminhada à instituição financeira em 13 de agosto.

“Por diversas vezes cobramos em mesa de negociação a revisão de todo esse processo, que ficou sem credibilidade junto aos empregados devido a diversos problemas. Agora o caso está indo para a esfera judicial por conta da intransigência do banco”, afirma o diretor do Sindicato e integrante da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), Dionísio Reis.

> Caixa foge do debate sobre elaboração do PSIC

O pedido, assinado pela procuradora Ana Cristina Tostes Ribeiro, é fruto da constatação de diversas irregularidades apresentadas pelos representantes dos trabalhadores. Dessa forma, no ofício encaminhado ao banco, é apontado o tratamento desigual aos participantes, já que não houve uniformidade em relação a datas, horários, questões e locais de provas. Outro problema abordado é a falta de lisura. “É preciso que os candidatos tenham acesso à prova e ao gabarito, bem como a oportunidade de interposição de recursos”, destacou o texto da procuradora.

“A forma de realização dos ‘processos de habilitação’ ofendeu, entre outros, os princípios da isonomia, da impessoalidade, da transparência e da moralidade administrativa”, conclui a notificação.

O não atendimento da recomendação pela Caixa acarretará a adoção de medidas judiciais pertinentes ao Ministério Público do Trabalho. O caso será novamente discutido em audiência agendada para 27 de agosto.

Entenda o caso - As denúncias sobre irregularidades no PSIC, que forma um banco de habilitados para cargos comissionados na empresa, surgiram em meados de junho. Na ocasião a Contraf/CUT e a CEE enviaram ofício para a Caixa reivindicando a criação de um comitê paritário para acompanhar e sugerir melhorias nos processos.

A Caixa respondeu no início de julho negando falhas e recusou a criar o comitê paritário.

Acionado pelo Sindicato dos Bancários de Brasília, o MPT no Distrito Federal realizou audiência em 10 de agosto. Participaram representantes do Sindicato dos Bancários de Brasília, da Contraf/CUT, Fenae e da CEE.


Redação com informações da Fenae 18/8/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1