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Cartas assustam bancários do Santander

Linha fina
Trabalhadores do teleatendimento se sentem pressionados e ameaçados de demissão
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São Paulo – Trabalhadores de teleatendimento do Vila Santander têm recebido com frequência uma carta orientativa (ou de advertência) sobre as reclamações dos clientes no Banco Central (Bacen). Segundo as denúncias que chegam ao Sindicato, a carta é recebida quando a resposta do bancário não é satisfatória ao cliente.

“As cartas estão deixando os funcionários temerosos, porque os clientes já estão insatisfeitos com o procedimento do banco e quando se esgotam todas as possibilidades de ajudá-los, ficam ainda mais descontentes e reclamam no Bacen”, aponta André Bezerra, diretor do Sindicato. Outro fator que está deixando os trabalhadores indignados é o Santander adverti-los com carta orientativa quando batem o ponto, mesmo que seja apenas um minuto antes do final da pausa para lanche ou almoço.

O Sindicato também recebeu denúncias de gestores do Vila que temem por seus empregos, pois o banco implantou uma escala em que se a equipe receber muitos registros no Bacen o gestor é penalizado. “Hoje os processos são ruins, induzindo por vezes nossos funcionários ao erro”, relatou um dos gestores. O Sindicato já questionou o Santander sobre a situação dos teleatendentes, mas o banco ainda não deu resposta.

“As reclamações ao Bacen ocasionam ao trabalhador uma possível demissão e sua nota rebaixada na Avaliação de Desempenho. Eles estão vivendo em clima de medo, sob situações de coerção e estão se sentindo injustiçados”, ressalta o dirigente. 


Luana Arrais – 9/9/2015
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