Pular para o conteúdo principal

Santander Brasil anuncia troca na presidência

Linha fina
A partir de janeiro de 2016, Jesus Zabalza será substituído pelo atual presidente do Conselho de Administração, Sergio Rial
Imagem Destaque
São Paulo – O Santander Brasil anunciou que o seu atual presidente, Jesus Zabalza, será substituído pelo executivo brasileiro Sergio Rial, hoje ocupando a presidência do Conselho de Administração do banco. A mudança será efetivada em janeiro de 2016 e foi confirmada em comunicado enviado pela instituição nesta quarta-feira 9 à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

"Essa mudança concretiza a política do Grupo Santander de ter um presidente brasileiro no comando das operações locais (...). A mudança, aprovada nesta manhã pelo Conselho, marca o início de um novo e planejado ciclo no banco”, informa o comunicado.

Mesmo sendo brasileiro, Sergio Rial não tem experiência no mercado financeiro nacional. Sua carreira na área foi quase que inteiramente construída no exterior, principalmente como chefe da área de Banco de Investimentos da Bear Stearns, em Nova York, e no holandês ABN AMRO, onde atuou por 18 anos em diversas posições e países.

Apreensão - Nos últimos quatro anos, com a saída de Fábio Barbosa em agosto de 2011, é a terceira vez que o banco troca sua presidência. De acordo com a diretora executiva do Sindicato e bancária do Santander Rita Berlofa as mudanças recorrentes na política da instituição preocupam, uma vez que geram apreensão em funcionários, clientes e até mesmo em acionistas.

“Esperamos que a nova política do banco alie discurso e prática, concretizando as palavras do Sr. Sergio Rial, das quais temos total concordância quando diz que ‘o verdadeiro sentido de uma instituição financeira é contribuir para que comunidades, empresas e pessoas prosperem´”, destaca a dirigente sindical.

“Para isso, é necessário valorizar a economia real. Que a instituição seja voltada para os interesses dos clientes e não o contrário. Também é fundamental que se invista permanentemente na melhoria das condições de trabalho, valorizando seus funcionários”, acrescenta Rita.


Redação – 9/9/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1