Pular para o conteúdo principal

Sindicato fecha agência com falta de funcionários

Linha fina
Unidade do Santander operava com apenas um caixa; sobrecarga de trabalho gerada pelos escasso número de empregados é apontada como uma das causas do grande número de adoecimentos da categoria
Imagem Destaque
São Paulo – O Sindicato paralisou uma agência do Santander por falta de funcionários nesta quarta-feira 16. A unidade bancária, localizada na Avenida Mutinga, zona norte da capital paulista, estava atendendo com apenas um caixa.

O diretor do Sindicato e bancário do Santander Anderson Pirota esteve no local para garantir a interdição da agência e relata que constatou a falta de funcionários em outras unidades da região. “Essa situação gera sobrecarga de trabalho, que por sua vez causa estresse e adoecimento nos trabalhadores, além de evidenciar um enorme desrespeito para com os clientes”, critica.

A sobrecarga de trabalho gerada pela falta de funcionários é apontada como uma das causas do grande número de adoecimentos da categoria.

De acordo com o INSS, de 2009 a 2013, o número de bancários afastados por doença cresceu 40,4%, enquanto o número geral de afastamentos no mesmo período cresceu 26,2%. Os benefícios acidentários por transtornos mentais e comportamentais concedidos a bancários entre 2009 a 2013 cresceu 70,5% (de 2.957 para 5.042), enquanto que nos demais setores aumentou 19,4%.

Em 2013, mais 18.671 bancários foram afastados. Desse total, 27% por transtornos mentais e comportamentais (como estresse, depressão, síndrome do pânico) e 24,6% por LER/Dort.

Anderson Pirota lembra que o Santander lucrou mais de R$ 3 bilhões só no primeiro semestre de 2015. “Esse resultado foi obtido através do suor dos trabalhadores e das altas taxas de juros e tarifas cobradas dos clientes. Com estes ganhos, o banco tem plenas condições de garantir melhor atendimento aos clientes e mais condições de trabalho aos empregados. Exigimos mais contratações com urgência.”


Redação – 16/9/2015
seja socio

Exibindo 1 - 1 de 1